Folha de Londrina

‘PR possui uma das melhores situações econômicas do País’

-

A assessoria da ex-governador­a Cida Borghetti se manifestou por meio de nota em relação ao contingenc­iamento anunciado pelo governador Ratinho Junior e os problemas no software do novo Siaf (Sistema Integrado de Finanças Públicas do Estado), reafirmand­o que “o Estado do Paraná possui uma das melhores situações econômicas e fiscais do país”.

Cida disse que os problemas Siaf existem e já foram objeto de várias ações da Secretaria da Fazenda, designando servidores para comissões processant­es ( em julho, outubro e novembro), inclusive com a aplicação de multas contratuai­s à empresa. Segundo a nota, as providênci­as cabíveis foram tomadas.

“A transição foi informada da situação atual do Sistema e de todas as providênci­as já adotadas”, diz a ex-governador­a. A nota ainda acrescenta que “como afirmou o atual Secretário da Fazenda não há irregulari­dade definida” e , “se houver incongruên­cias, providênci­as serão tomadas” .

A assessoria da ex-governador­a ainda reiterou que deixou mais de R$ 5 bilhões em contas bancárias do Estado, “valores que asseguram o pagamento de todos os compromiss­os assumidos em seu Governo, e que o Orçamento do Estado de 2019 está livre para execução pelo atual governo.”

A assessoria de Cida reforçou ainda que as dificuldad­es do Siaf, no entanto, não impediram a execução de uma gestão realizador­a com obras em todas as regiões, assinatura de convênios coma União, repasses de recursos para prefeitura­s, prestação de contas e a manutenção das certidões em dia.

A ex-governador­a afirmou que o novo governo assume o Estado com todas as certidões em dia e com suas finanças contabiliz­adas, inclusive coma devida prestação de contas aos Órgãos de Controle, em especialà Assembleia Legislativ­a Legislativ­a, ao Tribunal de Contas eà Secretaria­do Tesouro Nacional.

A assessoria de Cida finalizou anota dizendo que espera que os problemas no Siaf sejam resolvidos no novo governo, “pois será o melhor sistema de finanças públicas do Brasil quando concluído.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil