MAIS MÉ­DI­COS

Folha de Londrina - - Primeira Página - Fa­bi­a­na Cam­bri­co­li Agên­cia Es­ta­do

Mais de 1.400 va­gas de cu­ba­nos não são pre­en­chi­das por bra­si­lei­ros, apon­ta Mi­nis­té­rio da Saú­de

São Pau­lo - Mais de 1.400 va­gas dei­xa­das pe­los cu­ba­nos no pro­gra­ma Mais Mé­di­cos não fo­ram pre­en­chi­das por pro­fis­si­o­nais bra­si­lei­ros, mos­tra ba­lan­ço di­vul­ga­do nes­ta sex­ta-fei­ra (11) pe­lo Mi­nis­té­rio da Saú­de. O nú­me­ro re­pre­sen­ta cer­ca de 16% dos pos­tos de tra­ba­lho dei­xa­dos pe­los es­tran­gei­ros em no­vem­bro, quan­do Cu­ba rom­peu o con­vê­nio com o Bra­sil.

As 1.400 va­gas fi­ca­ram sem in­te­res­sa­dos mes­mo após a re­a­li­za­ção de dois edi­tais pa­ra mé­di­cos com CRM Bra­sil. Do to­tal de pos­tos não pre­en­chi­dos, 842 nem se­quer ti­ve­ram ins­cri­tos. Ou­tros 620 re­gis­tra­ram in­te­res­sa­dos, mas, após a ins­cri­ção, os mé­di­cos não com­pa­re­ce­ram às uni­da­des de saú­de no período de­ter­mi­na­do, que ter­mi­nou nes­ta quin­ta-fei­ra (10).

Ago­ra, o Mi­nis­té­rio da Saú­de abri­rá as va­gas oci­o­sas pa­ra bra­si­lei­ros ou es­tran­gei­ros for­ma­dos no ex­te­ri­or que não re­va­li­da­ram o di­plo­ma e, por­tan­to, não têm re­gis­tro pro­fis­si­o­nal no Bra­sil. Se­gun­do cro­no­gra­ma di­vul­ga­do pe­la pas­ta, os bra­si­lei­ros for­ma­dos fora do País po­de­rão es­co­lher as va­gas nos di­as 23 e 24 de ja­nei­ro. De­pois, nos di­as 30 e 31 de ja­nei­ro, mé­di­cos es­tran­gei­ros po­de­rão en­trar no sis­te­ma e se­le­ci­o­nar um mu­ni­cí­pio com va­gas aber­tas pa­ra tra­ba­lhar.

O pro­gra­ma tam­bém tem so­fri­do ou­tros im­pas­ses. Mé­di­cos que pas­sa­ram a fa­zer par­te do Mais Mé­di­cos em de­zem­bro, após a saí­da dos cu­ba­nos, es­tão so­fren­do atra­sos no pa­ga­men­to da bolsa no pro­gra­ma. A pre­vi­são era que o pa­ga­men­to ocor­res­se ain­da na pri­mei­ra se­ma­na de ja­nei­ro de for­ma pro­por­ci­o­nal aos di­as tra­ba­lha­dos - is­so por­que al­guns ini­ci­a­ram as ati­vi­da­des ain­da na pri­mei­ra se­ma­na de de­zem­bro, en­quan­to ou­tros se apre­sen­ta­ram na se­ma­na se­guin­te.

Até ago­ra, po­rém, o va­lor ain­da não foi re­pas­sa­do. Pe­las regras do Mais Mé­di­cos, ca­da pro­fis­si­o­nal de­ve re­ce­ber uma bolsa no va­lor de R$ 11.800, além de au­xí­lio-mo­ra­dia. (Com Fo­lha­press)

Pe­las regras do Mais Mé­di­cos, ca­da pro­fis­si­o­nal de­ve re­ce­ber uma bolsa no va­lor de R$ 11.800

Shut­ters­tock

Mi­nis­té­rio da Saú­de abri­rá as va­gas oci­o­sas pa­ra bra­si­lei­ros ou es­tran­gei­ros for­ma­dos no ex­te­ri­or que não re­va­li­da­ram o di­plo­ma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.