Folha de Londrina

Nova lei cassa CNH de contraband­istas

Punição proibirá o motorista de dirigir por cinco anos; regras já estão em vigor

- Pedro Moraes Reportagem Local

Ocombate ao contraband­o tem uma nova ferramenta. A Lei 13.804/19, sancionada na quinta-feira (10) pelo presidente Jair Bolsonaro, prevê a cassação da CNH (Carteira Nacional de Habilitaçã­o) aos motoristas que utilizarem veículos para cometer crimes de receptação, contraband­o e descaminho. O texto altera o Código Brasileiro de Trânsito com o intuito de disciplina­r os condutores, que depois de condenados, com a sentença transitada em julgado, só poderão voltar a dirigir depois de cinco anos. A regra já está em vigor. O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados no último dia 13 de dezembro. “Além dos prejuízos que acarreta à economia brasileira, o contraband­o alimenta o crime organizado, aumentando a cada dia os índices de violência que afligem a população”, destacou o deputado Efraim Filho (DEM-PB), autor da lei e presidente da Frente Parlamenta­r de Combate ao Contraband­o. De acordo com o parlamenta­r, estimativa­s apontam prejuízos anuais de R$ 100 bilhões com o contraband­o no País. Esse valor envolve tanto impostos não pagos quanto as perdas decorrente­s do impacto no mercado de trabalho e em toda a cadeia produtiva.

A lei foi recebida com comemoraçã­o pelo Idesf (Instituto de Desenvolvi­mento Econômico e Social de Fronteiras), instituiçã­o sem fins lucrativos que promove a integração entre as regiões de fronteira e tem sede em Foz do Iguaçu. Para a cidade no Oeste do Estado, a política de combate ao contraband­o tem enorme importânci­a por sua localizaçã­o geográfica, na fronteira com o Paraguai e a Argentina. “Um dos pilares do contraband­o é a logística. Então a lei é importante porque ataca parte da estrutura, mas ainda há muito que precisa ser discutido”, afirma o economista Luciano Barros, presidente do Idesf. Ele aponta que o País tem um deficit de 300 mil policiais, o que garante uma estatístic­a nada favorável à luta contra o crime. “Os estudos apontam que o ideal é ter um policial para cada 250 habitantes. Atualmente, com nossa população, a estatístic­a fica um para 400”, alertou Barros.

Apesar da necessidad­e de medidas efetivas de combate ao contraband­o, a nova lei é recebida com preocupaçã­o. Para o advogado criminalis­ta José Carlos Mancini, diretor da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Londrina, punições como a determinad­a pela Lei 13.804/19 tendem a atingir o lado mais fraco das organizaçõ­es criminosas. “Acredito que esse tipo de penalidade precisa passar por uma série de estudos técnicos e jurídicos sobre qual impacto podem causar. O que vemos na prática é que muitas vezes há pessoas contratada­s como motoristas de transporta­doras que não têm relação com a carga. Essa é uma questão delicada”, afirmou Mancini.

As fronteiras são responsabi­lidade da PF (Polícia Federal) e PRF (Polícia Rodoviária Federal) e fiscalizad­as por agentes da Receita Federal. No mês passado, a Delegacia da Receita Federal em Londrina localizou uma van com placas idênticas às de outro veículo já apreendido. Depois de uma perseguiçã­o, o carro foi parado e vistoriado. Os agentes encontrara­m 110.100 maços de cigarros de procedênci­a estrangeir­a, sem comprovaçã­o de importação regular, com valor estimado de R$ 550.500,00. No Paraná, a PM (Polícia Militar) também atua nas regiões com três bases do BPFron (Batalhão de Fronteira), com sede na cidade de Marechal Cândido Rondon. O policiamen­to estadual abrange um raio de 150 quilômetro­s, em 139 municípios. São 208 quilômetro­s de divisa Paraguai e outros 239 com a Argentina. Procurada, a Polícia Militar não comentou a nova lei.

Só no ano de 2017, a PRF apreendeu mais de 33 milhões de maços de cigarros contraband­eados em todo o País. No entanto, vários produtos são alvo de interesse das quadrilhas, como pneus, produtos eletrônico­s e brinquedos. A política tributária diferencia­da nos países vizinhos é um dos atrativos para os contraband­istas. Enquanto os impostos no Brasil alcançam 80% para o cigarro - os altos índices fazem parte da política antitabagi­sta, no Paraguai as taxas são de 16%. Para eletrônico­s, a diferença é ainda maior, chega 46% aqui contra 9% para vendas de comerciant­es paraguaios. “Também precisamos compreende­r que a fiscalizaç­ão no Brasil é muito mais rígida. A forma como são feitas as declaraçõe­s dos produtos chineses que chegam ao Paraguai pode ser questionad­a. Então, apesar dos problemas, avançamos muito nos últimos 20 anos”, concluiu Luciano Barros.

 ?? Divulgação/PRF ?? Só no ano de 2017, a PRF apreendeu mais de 33 milhões de maços de cigarros contraband­eados em todo o País
Divulgação/PRF Só no ano de 2017, a PRF apreendeu mais de 33 milhões de maços de cigarros contraband­eados em todo o País

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil