VÔLEI

Mar­ce­li­no Cham­pag­nat/FEL es­treia na di­vi­são de aces­so no dia 19 em bus­ca do apoio da tor­ci­da, frus­tra­da pe­la trans­fe­rên­cia pa­ra SC do ti­me vi­ce no ano pas­sa­do

Folha de Londrina - - Primeira Página - Ana Eli­sa Frings* Es­ta­giá­ria

Re­cém-for­ma­do pa­ra dis­pu­tar a Su­per­li­ga B, Mar­ce­li­no Cham­pag­nat/ FEL es­pe­ra apoio pa­ra re­to­mar o voleibol em Lon­dri­na com apos­ta na ba­se

Após ser cha­ma­da às pres­sas pa­ra ocu­par a va­ga dei­xa­da pe­lo Ca­ra­mu­ru Vôlei, de Ponta Gros­sa, a equi­pe do Co­lé­gio Mar­ce­li­no Cham­pag­nat/ FEL/Lon­dri­na es­tá fi­na­li­zan­do os pre­pa­ra­ti­vos pa­ra es­tre­ar na Su­per­li­ga B de vôlei feminino na pró­xi­ma se­ma­na. A co­mis­são téc­ni­ca apresentou as jo­ga­do­ras es­ta se­ma­na no Mo­rin­gão. Em 21 de de­zem­bro, o con­vi­te foi feito e em dois di­as o téc­ni­co Ro­ni­val­do Mar­ques, o Fu­ma­ça, con­fir­mou que as­su­mi­ria a ta­re­fa de or­ga­ni­zar e pre­pa­rar o ti­me pa­ra a com­pe­ti­ção, que co­me­ça no pró­xi­mo dia 19.

A par­ti­ci­pa­ção do ti­me de Lon­dri­na na com­pe­ti­ção foi vi­a­bi­li­za­da por re­cur­sos do Fei­pe (Fun­do Es­pe­ci­al de In­cen­ti­vo a Pro­je­tos Es­por­ti­vos), da FEL (Fun­da­ção de Es­por­tes de Lon­dri­na). O va­lor, po­rém, é ape­nas uma par­te do ne­ces­sá­rio pa­ra a pre­pa­ra­ção e ma­nu­ten­ção do ti­me. Pa­ra Fu­ma­ça, não é só o re­cur­so fi­nan­cei­ro que im­por­ta nes­te mo­men­to. “Pre­ci­sa­mos de par­ce­ri­as, de apoio. Bus­ca­mos uma aca­de­mia pa­ra com­ple­men­tar os trei­nos, um restaurante pa­ra ofe­re­cer as re­fei­ções às atle­tas e ou­tros itens de apoio pa­ra o trei­na­men­to”, lis­tou o téc­ni­co.

A ex­pec­ta­ti­va do treinador é le­var adi­an­te o tra­ba­lho de res­ga­te dos ti­mes de ba­se e re­to­mar o vôlei na ci­da­de. “Lon­dri­na vai ter voleibol no feminino, mas­cu­li­no e nas ca­te­go­ri­as de ba­se. Es­ta é uma gran­de opor­tu­ni­da­de”, en­fa­ti­zou Fu­ma­ça, que des­ta­cou que o ob­je­ti­vo é con­se­guir uma va­ga na Su­per­li­ga Na­ci­o­nal e con­ti­nu­ar o tra­ba­lho em Lon­dri­na. “Que­re­mos cha­mar a aten­ção pa­ra es­se ti­me, e ao mes­mo tem­po ba­ta­lhar pa­ra man­tê-lo e jo­gar o Cam­pe­o­na­to Pa­ra­na­en­se e os Jo­gos Aber­tos até o fi­nal de 2019.” No ano pas­sa­do, a equi­pe re­cém-cri­a­da pe­la ex-jo­ga­do­ra Eli­sân­ge­la Almeida con­se­guiu o aces­so à eli­te ao fi­car em se­gun­do lu­gar na Su­per­li­ga B, mas, ale­gan­do fal­ta de apoio, em se­gui­da mu­dou pa­ra Bal­neá­rio Cam­bo­riú (SC).

Ou­tro pon­to im­por­tan­te, se­gun­do o treinador, é que as jo­ga­do­ras se sen­ti­ram mo­ti­va­das a in­te­grar o ti­me. “Al­gu­mas já ti­nham re­ce­bi­do con­vi­te pa­ra jo­gar nos Es­ta­dos Uni­dos e Fin­lân­dia, mas op­ta­ram por fi­car em Lon­dri­na nes­se no­vo pro­je­to.” Ago­ra, o pró­xi­mo in­cen­ti­vo es­pe­ra­do é a pre­sen­ça do pú­bli­co nos jo­gos em Lon­dri­na. “Os de­sa­fi­os vão ser cres­cen­tes nes­sa com­pe­ti­ção e o apoio da tor­ci­da vai fa­zer a di­fe­ren­ça pa­ra nos dar for­ça”, con­vo­cou.

O pri­mei­ro jo­go do ti­me na Su­per­li­ga B se­rá no Mo­rin­gão, no sá­ba­do (19), às 17 ho­ras. A ven­da de in­gres­sos es­tá sen­do fei­ta no si­te https://eduzz.com/g/99126. O va­lor de R$ 25 dá di­rei­to a dois in­gres­sos.

ELENCO

As jo­ga­do­ras têm ida­des bas­tan­te va­ri­a­das e a mé­dia é de 26 anos. Três de­las já fo­ram con­vo­ca­das pa­ra a se­le­ção bra­si­lei­ra nas ca­te­go­ri­as ini­ci­an­tes: La­ris­sa Gonçalves de Amo­rim, 20 anos, Ga­bri­e­la Fa­bi­a­no, 24, e Ca­ro­li­na de Bar­ros Pi­res, nas­ci­da em Apu­ca­ra­na. Aos 17 anos, ela já atu­ou por cin­co anos em ti­mes de ou­tras ci­da­des e ago­ra vai fa­zer sua es­treia na Su­per­li­ga. Ela es­tá ani­ma­da em poder vol­tar a jo­gar na ci­da­de on­de mo­ra. “Acho que vai ser bom pa­ra mim poder atu­ar com co­le­gas mais ex­pe­ri­en­tes nes­se gru­po. Elas são exem­plos pa­ra nós. E Lon­dri­na me­re­ce ter um ti­me for­te”, dis­se a jo­ga­do­ra.

Apai­xo­na­da por vôlei des­de cri­an­ça, as­sis­tia às par­ti­das da se­le­ção fe­mi­ni­na na te­le­vi­são e co­me­çou a jo­gar aos nove anos, no pro­je­to do Co­lé­gio Mar­ce­li­no Cham­pag­nat, apoi­a­da e in­cen­ti­va­da pe­la mãe. “Eu as­sis­tia à Fer­nan­da Ga­ray e à Ja­que­li­ne e que­ria ser co­mo elas”, con­tou. Após con­cluir o en­si­no médio, vai se de­di­car ex­clu­si­va­men­te aos trei­nos: “Vão ser mais in­ten­sos, na par­te da ma­nhã e à tar­de”. A le­van­ta­do­ra pre­ten­de vol­tar aos es­tu­dos, mas ain­da es­tá ava­li­an­do qual car­rei­ra se­guir. “Pen­so em fi­si­o­te­ra­pia, bi­o­lo­gia e até dan­ça. Mas a pri­o­ri­da­de no mo­men­to é o vôlei.”

* Com su­per­vi­são de Fá­bio Ga­lão, edi­tor de Es­por­te

An­der­son Co­e­lho

An­der­son Co­e­lho

Elenco tem três jo­ga­do­ras que já fo­ram cha­ma­das pa­ra se­le­ções bra­si­lei­ras de ba­se

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.