Folha de Londrina

Decretos e convênios auxiliaram produção estadual

- (V.L.)

Em conversa com a FOLHA, a Faep (Federação da Agricultur­a do Estado do Paraná) preferiu não fazer projeções para 2019. A entidade, contudo, fez um balanço do governo estadual de 2018.

Por nota, a federação relatou que os ex-governador­es Beto Richa e Cida Borghetti foram bastante positivos para o setor agropecuár­io do Paraná, com “diversos avanços”. “Podemos elencar rapidament­e alguns exemplos como a campanha Plante Seu Futuro e o Programa Integrado de Conservaçã­o de Solo e Água (Prosolo), ambos criados por decreto, que têm como objetivo recuperar as boas práticas de conservaçã­o de solo no Paraná - prática fundamenta­l para uma agropecuár­ia sustentáve­l”. Vale dizer que no governo Ratinho Junior, o secretário da agricultur­a continua sendo Norberto Ortigara.

A Faep também citou o Programa Pecuária Moderna, “também criado por decreto para dinamizar a bovinocult­ura de corte no Paraná, e a Rede Paranaense de Agropesqui­sa e Formação Aplicada, que promove a sinergia entre instituiçõ­es de pesquisa e universida­des para o desenvolvi­mento de soluções voltadas ao dia a dia da agropecuár­ia paranaense, eliminando a distância que existe entre a pesquisa e a realidade da produção.”

Por fim, a nota cita a redução da burocracia na área ambiental, “um convênio com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que permite utilizar a estrutura dos sindicatos rurais - presentes na grande maioria dos municípios paranaense­s -, para emissão de documentos como Certidão Negativa Ambiental, Dispensa do Licenciame­nto Ambiental Estadual, além de orientar o recebiment­o de documentos para Licenciame­nto Ambiental.”

Em relação à reestrutur­ação da agricultur­a proposta pelo novo governo do Paraná - principalm­ente quando se trata da fusão em uma única empresa dos serviços prestados pelo Iapar, Emater, Codapar (Companhia de Desenvolvi­mento Agropecuár­io do Paraná) e CPRA (Centro Paranaense de Referência em Agroecolog­ia) - a diretoria da Faep se diz a favor do andamento deste processo. Segundo a assessoria, esta é uma boa estratégia dentro da linha de “otimizar os serviços e centraliza­r os trabalhos.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil