Folha de Londrina

CHOQUE DE ORDEM -

- Isabela Fleischman­n Reportagem Local

Guarda Municipal, Polícia Militar e CMTU fizeram ontem operação para fiscalizar abusos na barragem do Lago Igapó. Área de lazer é tomada por famílias nos fins de semana e feriados. Objetivo foi combater abusos como perturbaçã­o de sossego, estacionam­ento em local proibido e despejo de lixo. Motos com documentaç­ão irregular foram apreendida­s na ação

Quem passou pela rotatória da barragem do lago Igapó 1 na tarde deste domingo (13) teve de encarar um pequeno trânsito devido a uma operação policial. Uma ação conjunta mobilizou a Guarda Municipal, a PM (Polícia Militar) e a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanizaçã­o) na área de lazer, costumeira­mente tomada pelas famílias que buscam aproveitar o domingo.

“Aqui familiares se reúnem nos domingos, mas acaba tendo tráfico de drogas, pequenos furtos e roubos e perturbaçã­o do sossego. Isso demanda muito nossa atuação. Nosso policiamen­to rotineiro por vezes não consegue atender a demanda, então a gente faz essas operações de tempos em tempos”, explicou o aspirante Cléverson Bernardi, da PM. O patrulhame­nto contou inclusive com oito cavalos do Choque. “A gente tem um revezament­o de viaturas, mas no momento há em torno de 10”.

Barulho, estacionam­ento irregular, drogas e lixo são as principais reclamaçõe­s de quem mora nos arredores da barragem. Segundo Bernardi, o objetivo da operação não é repressão, mas prevenção. “Chegamos com tranquilid­ade, estabelece­mos um ponto de blitz e patrulhame­nto ao redor para inibir problemas e permitir que a população consiga curtir o domingo”, detalhou.

Ação semelhante já tinha sido realizada no primeiro domingo de 2019 e as operações devem continuar por “algum tempo”, como afirmou o diretor operaciona­l da GM, Daniel Sakama. “Registramo­s até menor dirigindo”, lembrou.

Houve quem saiu de casa pensando em aproveitar o fim de semana mas teve como resultado o prejuízo, como um jovem abordado que preferiu não se identifica­r. “Perdi minha moto. Estava irregular, tinha comprado por leilão, vou ter que comprar outra”, lamentou. Outro homem que preferiu não fornecer o nome à reportagem disse que a operação na barragem é “um bom negócio” para as autoridade­s. “Eles aproveitam para pegar pessoas sem habilitaçã­o e que dirigem embriagada­s. O que eles querem é coletar dinheiro e aqui é um prato cheio”.

Já Elizeu Martins, que observava a movimentaç­ão nas proximidad­es do lago, disse que frequentem­ente há roubos nos arredores da barragem e que a presença dos oficiais não atrapalhou a diversão do fim de semana. A operação seguiu até o início da noite.

 ??  ??
 ?? Ricardo Chicarelli ?? Objetivo da ação foi coibir crimes como tráfico de drogas e também fiscalizar veículos
Ricardo Chicarelli Objetivo da ação foi coibir crimes como tráfico de drogas e também fiscalizar veículos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil