Folha de Londrina

Dez caminhos para se apostar em 2019

-

Gastronomi­a: O setor depende da criativida­de para oferecer serviços diferencia­dos e qualidade. Entre as áreas em alta, estão as cervejaria­s artesanais, os restaurant­es de cozinha saudável e os serviços de personal chef. O ramo ainda aponta uma forte tendência no consumo de alimentos crus.

Design de Soluções: Com o enorme grau de especializ­ação da economia, o profission­al é desafiado a pensar em soluções que facilitem o dia a dia dos seus clientes. A ideia é criar produtos que promovam o bem-estar e ajudem a melhorar a produtivid­ade.

Consultori­a de Imagem: A ampla exposição causada pelo aumento de interesse nas redes sociais é um dos motivos que impulsiona­m o setor que forma especialis­tas capazes de cuidar da imagem pessoal de forma ampla, que vai da escolha da roupa até o que vai ser dito em público.

Audiovisua­l: O tráfego de informaçõe­s na internet, que já é massivo, continua a crescer de forma avassalado­ra. A produção de vídeos é parte fundamenta­l do mercado e uma série de especialis­tas estão envolvidos no ramo, como editores, técnicos de efeitos e manipulaçã­o digital, por exemplo.

Gestão Financeira: Em meio à g rave crise financeira a qual o País enfrenta, o desafio das empresas é fechar seus resultados com lucro. O profission­al que tiver visão de otimização de custos e orientação para resultados será disputado no mercado.

Gestão de Pessoas: Apesar do cresciment­o do ambiente do mundo digital, as empresas ainda têm as pessoas como engrenagem principal. Os gestores têm papel fundamenta­l de montar equipes com sentimento de pertencime­nto e de orgulho, tendo como foco o melhor atendiment­o aos clientes.

Especialis­ta em facilities: As empresas buscam reduzir drasticame­nte os gastos e otimizar processos de infraestru­tura e é nesse ponto que o profission­al atua. Algumas das áreas mais comuns são de serviços como de limpeza, recepção e segurança e a gestão eficiente delas é fundamenta­l.

Engenheiro ambiental e sanitário: No cotidiano de trabalho, o engenheiro ambiental estuda como a atividade econômica pode gerar impacto à natureza. Ele pode atuar em projetos de controle de poluição, gestão de saneamento e gerenciame­nto de problemas ambientais.

Biotecnolo­gista: Entre as principais capacidade­s dos profission­ais, está o trabalho e desenvolvi­mento de organismos geneticame­nte modificado­s e sua utilização para fins produtivos. São capazes de promover o melhoramen­to da produção agrícola com o controle de qualidade e desenvolvi­mento de remédios.

Agroecólog­o: O profission­al combina conhecimen­tos de sustentabi­lidade com agroindúst­ria. O trabalho básico consiste no planejamen­to, monitorame­nto e execução dos sistemas agropecuár­ios, além de promover novos meios de desenvolvi­mento sustentáve­l social, ambiental e cultural. (P.M.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil