Os­car sem apre­sen­ta­dor

Folha de Londrina - - Folha 2 - Folhapress

A si­tu­a­ção so­bre co­mo se­rá a pró­xi­ma ce­rimô­nia do Os­car, mar­ca­da pa­ra 24 de fe­ve­rei­ro, se­gue in­de­fi­ni­da. Is­so por­que, a pou­cas se­ma­nas da pre­mi­a­ção, a Aca­de­mia ain­da não se de­ci­diu a res­pei­to de quem se­rá o apre­sen­ta­dor da noi­te.

A in­de­fi­ni­ção tem a ver com as con­tro­vér­si­as en­vol­ven­do o hu­mo­ris­ta Ke­vin Hart. O ator de “Ju­man­ji” ha­via si­do es­ca­la­do pa­ra as­su­mir a fun­ção, mas, di­as após seu no­me ter si­do anun­ci­a­do, vi­e­ram à to­na tuí­tes an­ti­gos que ele pos­tou, re­che­a­dos de pi­a­das ti­das co­mo ho­mo­fó­bi­cas.

Em uma de­las ele diz que, se um fi­lho seu qui­ses­se brin­car com uma ca­sa de bo­ne­cas, ele iria “que­brá-la na ca­be­ça de­le e di­zer: ‘Pa­re, is­so é gay’”. As pos­ta­gens fo­ram apa­ga­das.

Hart dis­se em de­zem­bro que de­sis­tiu de apre­sen­tar o Os­car as­sim que os tuí­tes res­sur­gi­ram. Afir­mou que não que­ria “ser uma dis­tra­ção em uma noi­te que de­ve ser ce­le­bra­da por mui­tos ar­tis­tas ta­len­to­sos”. Ele tam­bém pe­diu des­cul­pas à co­mu­ni­da­de LGBT e dis­se que con­ti­nua “evo­luin­do”.

O im­bró­glio se ar­ras­tou por mais um mês. Che­fão da Dis­ney (do­na da emis­so­ra ABC, que trans­mi­te a ce­rimô­nia), Ro­bert Iger afir­mou que, se Hart pe­dis­se des­cul­pas, ele po­de­ria ser o apre­sen­ta­dor.

Na úl­ti­ma quar­ta-fei­ra (9), em con­ver­sa com a apre­sen- ta­do­ra El­len DeGe­ne­res - que é lés­bi­ca, por si­nal-, o ator dis­se que não to­pa­ria mes­mo ser o apre­sen­ta­dor da noi­te, a des­pei­to dos pe­di­dos de re­con­si­de­rar a sua de­ci­são. Ho­je, a pos­si­bi­li­da­de mais acei­ta, se­gun­do a im­pren­sa ame­ri­ca­na, é que não ha­ja ne­nhum apre­sen­ta­dor.

É o que apon­ta re­por­ta­gem da re­vis­ta Va­ri­ety, que con­ver­sou com vá­ri­as fon­tes anô­ni­mas, e in­for­ma que a Aca­de­mia pla­ne­ja que vá­ri­as ce­le­bri­da­des se re­ve­zem pa­ra anun­ci­ar as ca­te­go­ri­as. Não ha­ve­ria, por­tan­to, o tra­di­ci­o­nal dis­cur­so de aber­tu­ra.

A re­vis­ta es­pe­ci­a­li­za­da Hollywo­od Re­por­ter tem ou­tro pal­pi­te. A pu­bli­ca­ção sus­ten­ta que é al­ta a pro­ba­bi­li­da­de de que a Aca­de­mia con­vi­de os ato­res do elen­co da fran­quia “Vin­ga­do­res”, is­to é, os in­tér­pre­tes dos su­per-he­róis da Mar­vel.

Se­ria a chan­ce de ver no pal­co, reu­ni­dos, um ti­me que in­clui Ro­bert Dow­ney Jr, Mark Ruf­fa­lo, Scar­lett Johans­son, Chadwick Bo­se­man, Ch­ris Hemsworth, Brie Lar­son, Bra­dley Co­o­per, Paul Rudd, Ch­ris Evans, Tom Hol­land, Se­bas­ti­an Stan, Don Che­a­dle -e, qui­çá, Ch­ris Pratt.

A ideia faz sen­ti­do. Que pro­du­ção ci­ne­ma­to­grá­fi­ca reú­ne, ho­je, um gru­po tão es­tre­la­do de ato­res? Ou­tra: “Vin­ga­do­res: Ul­ti­ma­to”, ca­pí­tu­lo fi­nal da fran­quia, che­ga­rá aos ci­ne­mas em abril, pou­co de­pois da ce­rimô­nia. Se­ria, co­mo apon­ta o New York Ti­mes, uma tre­men­da sa­ca­da de mar­ke­ting.

De qual­quer for­ma, a ideia de pres­cin­dir de um ou dois apre­sen­ta­do­res fi­xos não é aus­pi­ci­o­sa. A úl­ti­ma vez que is­so acon­te­ceu foi em 1989, nu­ma ce­rimô­nia du­ra­men­te cri­ti­ca­da por seu nú­me­ro de aber­tu­ra.

Na oca­sião, o pro­du­tor Al­lan Carr (de “Gre­a­se”) foi con­vi­da­do pa­ra bo­lar o es­pe­tá­cu­lo mu­si­cal que abriu a pre­mi­a­ção. O re­sul­ta­do foi de­sas­tro­so: a re­cri­a­ção de uma bo­a­te de te­má­ti­ca tro­pi­cal, com di­rei­to a mu­lhe­res dan­çan­do com fan­ta­sia de Car­men Mi­ran­da e um du­e­to de mau-gos­to en­tre o en­tão ga­lã Rob Lowe e uma mu­lher fan­ta­si­a­da de Bran­ca de Ne­ve.

Lo­go de­pois do fi­as­co, um gru­po de 17 ce­le­bri­da­des, in­cluin­do Gre­gory Peck, pu­bli­ca­ram uma car­ta aber­ta di­zen­do que a ce­rimô­nia ha­via si­do uma “ver­go­nha tan­to pa­ra a Aca­de­mia quan­to pa­ra a in­dús­tria ci­ne­ma­to­grá­fi­ca”.

Fe­a­tu­reF­lash Pho­to Agency/ Shut­ters­tock

Ke­vin Hart: ator de ‘Ju­man­ji’ es­ta­va es­ca­la­do pa­ra apre­sen­tar o Os­car, mas de­cla­ra­ções ho­mo­fó­bi­cas o des­cre­den­ci­a­ram

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.