No­va­ven­tu­ra lan­ça ál­bum au­to­ral

Ban­da No­va­ven­tu­ra lan­ça pri­mei­ro ál­bum com com­po­si­ções au­to­rais

Folha de Londrina - - Primeira Página - Mar­cos Ro­man Re­por­ta­gem Lo­cal

Oce­ná­rio mu­si­cal lon­dri­nen­se co­me­ça o ano com no­vi­da­des. A re­cém-cri­a­da ban­da No­va­ven­tu­ra es­treia em ter­ri­tó­rio pé-ver­me­lho lan­çan­do seu pri­mei­ro ál­bum nas pla­ta­for­mas di­gi­tais. In­ti­tu­la­do ‘Sin­fo­nia dos Di­as’, o tra­ba­lho reú­ne se­te fai­xas au­to­rais que pas­sei­am pas­sei­am pe­lo rock na­ci­o­nal, hard rock, pop rock, folk e ou­tros es­ti­los.

Ape­sar de No­va­ven­tu­ra ter si­do lan­ça­da no fi­nal do ano pas­sa­do, os in­te­gran­tes do gru­po já têm tra­ba­lhos mu­si­cais bas­tan­te re­co­nhe­ci­dos na ci­da­de. A ban­da é for­ma­da por mú­si­cos de du­as ban­das que em­ba­lam as noi­tes de Lon­dri­na com tri­bu­tos a ou­tros con­jun­tos mu­si­cais. O gui­tar­ris­ta Lou Sam­paio e o ba­te­ris­ta Gob­bi Jú­ni­or to­cam no Led Zep­pe­lin Co­ver Lon­dri­na. Já o vo­ca­lis­ta Pau­lo Beg­ni­ni e o bai­xis­ta Ci­zall fa­zem par­te da ban­da Mas­ka­fe­no.

Eles con­tam que o gru­po es­tre­an­te foi cri­a­do da ne­ces­si­da­de de pro­du­zir uma so­no­ri­da­de pró­pria. O ál­bum traz ape­nas com­po­si­ções em por­tu­guês e uma pro­pos­ta mar­can­te de di­ver­sos dis­cos clás­si­cos de rock, con­for­me ex­pli­ca o gui­tar­ris­ta Lou Sam­paio. “Sin­fo­nia dos Di­as foi pen­sa­do pa­ra ser ou­vi­do por com­ple­to, da pri­mei­ra até a úl­ti­ma mú­si­ca. As fai­xas, in­clu­si­ve, es­tão in­ter­li­ga­das en­tre si e tra­zem uma nar­ra­ti­va cheia de re­fle­xões so­bre a vi­da. É a his­tó­ria des­sa mu­lher, que no co­me­ço es­tá pen­san­do em mui­tas coi­sas, ‘fri­tan­do o cé­re­bro’, de­pois ela se apai­xo­na, se de­si­lu­de, fi­ca com rai­va, vai em­bo­ra e até en­con­tra a paz”, ex­pli­ca.

O gui­tar­ris­ta ain­da con­ta que a his­tó­ria sur­giu por aca­so, du­ran­te o pro­ces­so de com­po­si­ção. À medida que as mú­si­cas fo­ram to­man­do for­ma, a ban­da per­ce­beu que al­gu­mas da­vam sequên­cia ao te­ma abor­da­do e po­di­am ser co­lo­ca­das na pers­pec­ti­va de uma nar­ra­ção. A per­so­na­gem en­tão foi ba­ti­za­da de Za­ra­tus­tra e deu no­me a pri­mei­ra fai­xa do dis­co. “Tem a ver com o con­cei­to de ‘von­ta­de de po­tên­cia’, abor­da­do pe­lo fi­ló­so­fo Ni­etzs­che”, des­ta­ca.

Se­gun­do ele, o ál­bum que por en­quan­to es­tá dis­po­ní­vel ape­nas nas re­des de stre­a­ming, em bre­ve tam­bém po­de ga­nhar um lan­ça­men­to no for­ma­to fí­si­co. O ma­te­ri­al foi gra­va­do, mi­xa­do e mas­te­ri­za­do pe­lo pro­du­tor mu­si­cal Alexandre Bres­san, do es­tú­dio 3em1. Já o de­sign da ca­pa é de Ari­on Ge­raldy e Már­cia Sai­to, da Fo­to­gra­fe Es­tú­dio.

Ari­on Ge­raldy e Már­cia Sai­to/ Divulgação

Ban­da No­va­ven­tu­ra: ál­bum de es­treia es­tá em vá­ri­as pla­ta­for­mas di­gi­tais

Re­pro­du­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.