Folha de Londrina

Paris desiste de transporte público grátis para todos

- Rafael Balago Folhapress

São Paulo - A Prefeitura de Paris desistiu da ideia de oferecer passagens gratuitas nos ônibus, trens e metrô para todos, por concluir que a gratuidade reduziria muito pouco o tráfego de veículos na cidade. No início de 2018, a prefeita Anne Hidalgo havia anunciado planos de oferecer transporte gratuito na capital da França. No entanto, estudos feitos pelo município concluíram que a grande maioria dos motoristas não deixaria seus carros em casa mesmo que houvesse transporte gratuito, por preferir mais conforto e rapidez. A redução no tráfego de veículos chegaria, no máximo, a 5%.

Apesar de desistir do passe livre geral, a prefeitura anunciou medidas na última quinta (10). Entre elas, a de que dará tarifa grátis a todas as crianças com até 11 anos, a partir de 1º de setembro. E os estudantes com mais de 12 anos passarão a ter direito a meia tarifa. Outra novidade é que o sistema de empréstimo de bicicletas públicas, chamado Velib, será gratuito para menores de 18 anos.

Ao não cobrar das crianças e jovens, há maior chance de que pais e familiares passem a usar mais o transporte público quando saírem com os filhos. A expectativ­a é que a medida custe ? 15 milhões (cerca de R$ 63 milhões) aos cofres públicos por ano. Parte desse custo será bancado pelo aumento de painéis publicitár­ios.

Hidalgo também disse que pretende oferecer tarifa grátis nos transporte­s para pessoas com renda familiar menor do que um salário mínimo e meio (? 2,247, equivalent­e a R$ 9,560). No entanto, essa medida depende do apoio de outros partidos.

Experiênci­as com passe livre estão sendo implantada­s em cidades de pequeno e médio porte pelo mundo. Um estudo da Universida­de de Bruxelas, divulgado pelo jornal “The Guardian”, apontou que, em 2017, ao menos 99 sistemas de transporte não cobravam passagem. A maior parte deles, 57, ficavam na Europa, e 11 na América do Sul.

A cidade de Dunquerque, na França, aboliu a cobrança em setembro de 2018. Ali vivem 200 mil pessoas. Em dezembro, Luxemburgo anunciou que a tarifa será zero em todos os transporte­s do país a partir de meados de 2019. O ducado tem cerca de 600 mil habitantes. Porém, a ideia ainda parece um pouco distante das metrópoles, cuja demanda por transporte costuma estar muito perto (ou além) da saturação.

Redução no tráfego de veículos chegaria, no máximo, a 5%

 ?? Shuttersto­ck ?? Prefeitura da capital francesa anunciou que vai conceder passe livre apenas para crianças com até 11 anos
Shuttersto­ck Prefeitura da capital francesa anunciou que vai conceder passe livre apenas para crianças com até 11 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil