Folha de Londrina

Após anunciar aposentado­ria, Murray é eliminado na estreia na Austrália

Federer venceu na primeira rodada; nesta terça, líderes dos rankings feminino e masculino entram em quadra

- Folhapress esporte@folhadelon­drina.com.br

São Paulo - Andy Murray, 31 anos, parece estar vivendo seu maior pesadelo. O tenista, tricampeão de Grand Slam, bicampeão olímpico e ex-melhor do mundo, já havia dito não ter mais condições de jogar em seu melhor nível por problemas físicos. Nesta segunda-feira (14), em sua estreia no Aberto da Austrália, perdeu para o espanhol Roberto Bautista Agut em uma batalha de mais de quatro horas.

O britânico perdeu os dois primeiros sets da partida por parciais de 6/4 e 6/4, mas se recuperou vencendo dois tie-breaks seguidos - 7/6 e 7/6. No quinto set, apesar de chegar a salvar um match point, sucumbiu por 6/2, após 4h09 de jogo.

Antes do torneio começar, Murray emocionou o mundo do tênis ao revelar, em coletiva, que seus problemas físicos o forçariam a se aposentar das quadras de maneira precoce - ele tentará que sua despedida aconteça em Wimbledon, mais tradiciona­l torneio de tênis e que ele já conquistou duas vezes. A declaração repercutiu e o tenista ganhou apoio de adversário­s das quadras, como Novak Djokovic e Roger Federer.

Este último também entrou em quadra nesta segunda e passou por sua estreia de maneira tranquila: 6/3, 6/4 e 6/4 em menos de duas horas de duelo contra Denis Istomin, do Uzbequistã­o. O suíço encara na próxima rodada Daniel Evans. Mais cedo, também na principal quadra do complexo de Melbourne, a Rod Laver Arena, o número 2 do mundo, Rafael Nadal, venceu James Duckworth por 6/4, 6/3 e 7/5.

A partida marcou a estreia do novo saque do tenista espanhol, que após solicitar estatístic­as à ATP (Associação dos Tenistas Profission­ais, em inglês), descobriu que seu saque perdia mais velocidade após quicar na quadra que o dos rivais Federer e Djokovic. O próximo desafio de Nadal será contra Matthew Ebden.

Na chave feminina, a brasileira Bia Haddad Maia conquistou uma importante vitória. Após avançar na fase qualificat­ória que antecede o torneio, ela superou a americana Bernarda Pera, 69º colocada do ranking, por 6/3, 5/7 e 6/4. Bia, 22, melhor brasileira do tênis mundial, ocupa hoje a 176ª posição. Na próxima rodada, terá a difícil missão de enfrentar a vice-líder da WTA (Associação das Tenistas Profission­ais, em inglês), Angelique Kerber, que venceu sua primeira partida sem dificuldad­es (duplo 6/2).

Caroline Wozniacki e Maria Sharapova também avançaram, ambas em sets diretos, e enfrentam na segunda rodada, respectiva­mente, Rebecca Peterson e Johanna Larsson. Nesta terça (15), a partir das 6 horas (de Brasília), o número 1 do mundo, Novak Djokovic, enfrenta Mitchel Krueger, enquanto no feminino a atual melhor do mundo, Simona Halep, mede forças contra Kaia Kanepi.

 ?? Saeed Khan/AFP ?? Britânico disputou partida de mais de quatro horas em Melbourne e foi derrotado por espanhol
Saeed Khan/AFP Britânico disputou partida de mais de quatro horas em Melbourne e foi derrotado por espanhol
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil