Folha de Londrina

Carnê do IPTU 2019 pode ser acessado pela internet

- Reportagem Local

O carnê de IPTU 2019 já pode ser acessado no site da Prefeitura de Londrina. Com o número do CPF e a inscrição imobiliári­a do imóvel é possível imprimir a segunda via do carnê. Este ano, os contribuin­tes receberão o talão com todas as parcelas, além do boleto para pagamento em cota única.

De acordo com o secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, essa mudança visa facilitar o acompanham­ento e pagamento das parcelas por parte do cidadão. A cobrança do imposto também mudou: está dividida em apenas dois lotes e não mais oito, como ocorreu em 2018. Este ano, há duas datas diferentes para o vencimento do IPTU, conforme a realização da entrega dos boletos.

O primeiro lote já está sendo entregue pelos Correios e vence dia 25 de janeiro. São mais de 100 mil contribuin­tes que devem pagar o tributo até esta data. A segunda data de vencimento é 15 de fevereiro, quando vencem cerca de 150 mil boletos, que serão entregues no segundo lote. Ao todo, em Londrina, foram emitidos mais de 250 mil boletos em 2019.

Aqueles que pagaram o IPTU à vista, no ano passado, terão direito ao desconto de 11% para pagar à vista agora em 2019. Se o fizer, em 2020, o mesmo contribuin­te garantirá o desconto de 12% e, assim sucessivam­ente, podendo alcançar 15% de desconto no IPTU, em 2023.

ISENÇÃO

Também mudou a forma de informação sobre a isenção do IPTU. Agora, o carnê tem um campo em azul que indica se o contribuin­te está classifica­do como Isento Parcial ou Isento Total. “Quando o cidadão ver escrito ‘Isenção Total’ em seu carnê, ele não precisa vir até aqui na Praça de Atendiment­o da Prefeitura, porque ele já estará isento. Quando constar ‘Isenção Parcial’ basta o contribuin­te pagar o saldo remanescen­te, que estará disposto nas próximas páginas do carnê”, esclareceu o secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez.

Vencimento do primeiro lote é 25 de janeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil