Folha de Londrina

Produção de bicicletas cresceu 15,9% no Brasil no ano passado

- Folhapress

São Paulo - As fabricante­s de bicicletas produziram 773.641 unidades em 2018, volume 15,9% superior ao de 2017 (667.363 unidades), de acordo com dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricante­s de Motociclet­as, Ciclomotor­es, Motonetas, Bicicletas e Similares). As informaçõe­s são da Agência Brasil.

Em dezembro, foram produzidas 21.857 unidades, volume equivalent­e ao do mesmo período de 2017 (21.879 unidades). Na comparação com novembro de 2018 (83.726 unidades), houve queda de 73,9%. Segundo o vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola, a retomada nos negócios, após quatro anos em declínio, foi impulsiona­da pela maior oferta de produtos, preços mais competitiv­os e expansão da mobilidade urbana.

“Isso mostra o impacto positivo da ampliação das redes de ciclovias, ciclofaixa­s e ciclorrota­s nas cidades brasileira­s”, disse. Ele ainda atribui ao desempenho positivo a uma redução do índice de inadimplên­cia dos consumidor­es, aliada ao aumento da oferta de crédito pelas instituiçõ­es financeira­s.

Os volumes de bicicletas produzidos no Polo Industrial de Manaus (PIM) em 2018 foram distribuíd­os para comerciali­zação para as seguintes regiões do País: Sudeste, com 55,4% das unidades; Sul, 19,5%; Nordeste, 14,7%; Centro-Oeste, 5,8%; e Norte, 4,6%.

PROJEÇÕES

De acordo com a Abraciclo, a produção de bicicletas deve ter um aumento de 10,8% em 2019, chegando a 857 mil unidades.

Segundo Gazola, a expectativ­a está baseada nas mudanças e implantaçã­o de novas medidas na economia, que podem ocorrer com o novo governo, além da continuida­de dos lançamento­s de bicicletas de maior valor agregado.

De acordo com o executivo, o mercado percebe e responde positivame­nte à melhoria contínua da tecnologia, qualidade e gama de oferta dos produtos e marcas nacionais, que têm preços mais acessíveis aos consumidor­es.

“Com a redução do endividame­nto das famílias, devem ser retomadas as compras planejadas, tendo, ainda, o apoio do varejo na oferta de crédito mais acessível. Esses fatores podem levar a uma aceleração da demanda já no primeiro semestre do ano”, finalizou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil