Folha de Londrina

Encontrada caixa-preta de avião da Lion Air

- Folhapress

São Paulo - A segunda caixa-preta do Boeing 737 MAX da Lion Air, que caiu na costa da Indonésia em 29 de outubro do ano passado, deixando 189 mortos, foi encontrada por mergulhado­res no mar de Java, segundo anúncio de autoridade­s indonésias nesta segunda-feira (14). O dispositiv­o, com gravação das comunicaçõ­es da tripulação, ajudará os investigad­ores a esclarecem detalhes da queda da aeronave, o que ocorreu 13 minutos após a decolagem em Jacarta. A primeira caixa-preta, com registros dos dados técnicos, havia sido encontrada no início de novembro.

Em relatório preliminar, foi identifica­da uma falha no sistema automático que o fez receber leituras erradas dos sensores e jogar repetidame­nte a ponta do avião para baixo. Os pilotos passaram o voo todo tentando retomar o controle da aeronave. Eles reergueram à força o avião mais de 20 vezes, mas o erro no sistema fez com que a aeronave continuass­e a inclinar para baixo, finalmente caindo no mar de Java a uma velocidade de 720 km/h.

O voo saiu do aeroporto de Jacarta rumo a Pangkal Pinang, capital da região de Bangka-Belitung, às 6h20 do dia 29 de outubro (horário local, 20h20 do dia 28 em Brasília). Logo após a decolagem, o piloto da aeronave pediu para retornar à base. Pouco depois, o contato foi perdido.

 ?? Azwar Ipank/AFP ?? Dispositiv­o contém gravação das comunicaçõ­es da tripulação
Azwar Ipank/AFP Dispositiv­o contém gravação das comunicaçõ­es da tripulação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil