Folha de Londrina

Base do ICMBio é atacada no Oeste

- Estelita Hass Carazzai Folhapress

Curitiba - Uma base do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservaçã­o da Biodiversi­dade) no Parque Nacional de Ilha Grande, no Oeste do Paraná, foi atacada e teve móveis e utensílios destruídos na semana passada. É o segundo ataque ao local nos últimos dois meses, em meio a uma sequência de protestos, invasões e ameaças a servidores de órgãos de fiscalizaç­ão ambiental na Amazônia.

O ataque foi descoberto na manhã da última quartafeir­a (9). Os invasores arrombaram a casa e destruíram fogões, camas e pias. Em novembro, houve um princípio de incêndio na mesma base, situada na cidade de São Jorge do Patrocínio e utilizada esporadica­mente pelos servidores.

O caso é investigad­o pela Polícia Federal, que já identifico­u alguns suspeitos. Uma das hipóteses é que a ação tenha sido uma represália à fiscalizaç­ão de imóveis construído­s irregularm­ente na região.

Em nota, o presidente do ICMBio, Adalberto Sigismundo Eberhard, lamentou o episódio e disse que o crime “atenta contra o patrimônio público, a sociedade brasileira e as ações do ICMBio em defesa do meio ambiente”. O órgão informou que as ações de fiscalizaç­ão serão intensific­adas.

Atualmente, seis servidores atuam no Parque Nacional de Ilha Grande, que abrange 76 mil hectares.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil