Folha de Londrina

‘Estamos cultivando com comprometi­mento’

-

Gabriel Baptistone, 21, é aluno de licenciatu­ra em química e monitor desta matéria no cursinho Feldman, da UTFPR. Ele foi responsáve­l por ajudar na preparação da prova de seleção e também das aulas que ministrou durante 2018. O que ele aprendeu, como futuro professor, é o desafio de dar aula para turmas tão heterogêne­as. “É preciso ser bem flexível. Primeiro por causa do calendário, que é apertado e temos muito conteúdo para passar. E nem sempre a aula sai como planejamos, às vezes é preciso ir mais devagar e tirar dúvidas, ou mais rápido quando sobra tempo. Aprendi a ter vários planos de aula”, relata.

Durante o estágio na faculdade, já atuou na rede pública e também na privada. Mas é no cursinho comunitári­o que ele tem oportunida­de de inovar nas aulas. “Já tivemos aulas em conjunto entre química e biologia para falar de água e também uma aula prática para explicar como funcionam os fogos de artifício. São coisas simples, mas com grandes resultados”, diz ele, que precisou conciliar o cursinho com a faculdade. “Não é fácil, mas muito recompensa­dora a sensação de ver as pessoas aprendendo e se divertindo.”

A coordenado­ra do cursinho, Nazira Harb, espera poder ampliar o número de estudantes de Londrina e região. “Plantamos uma semente e estamos cultivando com carinho e comprometi­mento. Ainda estamos aprendendo a acompanhar melhor os resultados dos nossos alunos (no Enem e vestibular­es)”, diz a professora. Segundo ela, a universida­de deveria se aproximar mais da comunidade. “Muitas pessoas desconhece­m o que é feito e também as iniciativa­s poderiam ser melhor aproveitad­as. Para os alunos que vêm para o cursinho, várias portas aqui são abertas para eles.” (A.E.F.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil