Folha de Londrina

Rede varejista inaugura centro de distribuiç­ão em Londrina

Empreendim­ento vai gerar 700 novos empregos diretos e indiretos

- Economia@folhadelon­drina.com.br Luís Fernando Wiltemburg Reportagem Local

Com a criação imediata de 180 empregos diretos e mais 500 indiretos em Londrina e região, a rede Magazine Luiza inaugurou seu novo CD (Centro de Distribuiç­ão) para o todo o Paraná, Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo na manhã desta sexta-feira (15). A nova central vai atender mais de 140 lojas, além dos compradore­s por meios digitais, com a promessa de entrega mais rápida.

O CD está instalado em um galpão com cerca de 33 mil metros quadrados no fim da Avenida Tiradentes. Os valores investidos não foram divulgados. A rede tem 12 centros de distribuiç­ão no País e estoque em 913 lojas que funcionam como micro CDs.

O diretor executivo nacional do grupo, Décio Sonohara, afirma que a central inaugurada representa um aumento de 40% no volume armazenado. “Este CD nasceu não apenas para abastecer as lojas, mas também a venda de produtos que vai diretament­e à casa de clientes. Nós teremos muito mais produtos diversific­ados. O consumidor de internet vai comprar e o produto será tarifado aqui (Londrina), recolhendo tributos”, afirma.

O prefeito Marcelo Belinati (PP) considera que as dimensões do empreendim­ento chamarão a atenção dos empresário­s que podem vir a investir em Londrina. “é de grande importânci­a para Londrina porque vai gerar emprego, renda, vai girar a economia e mostrar que a cidade tem capacidade para receber empreendim­entos de grande porte”, afirma.

CONSUMO LOCAL ALAVANCADO

O coordenado­r do Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas da UTFPR (Universida­de Tecnológic­a Federal do Paraná), Marcos Rambalducc­i, enxerga positivame­nte a geração dos empregos diretos e indiretos porque vai alavancar o processo de consumo local, já que os trabalhado­res vão consumir no comércio local.

O faturament­o dos produtos no local de distribuiç­ão também é positivo porque vai refletir diretament­e na arrecadaçã­o de tributos, afirma.

Por outro lado, ele ressalta que a maioria dos postos de trabalho criados não são de alta remuneraçã­o, mais caracterís­ticos da indústria. “Mas tem um lado bom, porque essas funções não demandam um alto nível de qualificaç­ão e há falta de empregos para essa massa de trabalhado­res”, afirma o economista.

Para Rambalducc­i, o empreendim­ento ajuda Londrina a começar 2019 com o pé direito em relação aos empregos, mas recorda que seriam necessário­s cerca de 8 mil vagas de trabalho para voltar aos patamares de baixo desemprego como o de aproximada­mente quatro anos atrás. “Precisamos atrair mais empresas e criar esse ‘círculo virtuoso’ de geração de emprego e renda do período pré-crise”, diz.

 ?? Gina Mardones ?? O Centro de Distribuiç­ão está instalado em um galpão com cerca de 33 mil metros quadrados no fim da Avenida Tiradentes
Gina Mardones O Centro de Distribuiç­ão está instalado em um galpão com cerca de 33 mil metros quadrados no fim da Avenida Tiradentes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil