Folha de Londrina

Defesa Civil monitora região de Guaratuba

- Reportagem Local

Curitiba - Equipes da Coordenado­ria Estadual de Proteção e Defesa Civil monitoram a situação de Guaratuba (Litoral) depois que a cidade foi atingida por fortes chuvas neste fim de semana. De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológ­ico do Paraná), o acumulado de chuvas de sexta-feira (15) a domingo (17) chegou a 196 milímetros, 60% da média prevista para o mês de fevereiro. O grande volume causou alagamento­s em toda a cidade, com 1.200 residência­s e cerca de 5.500 pessoas afetadas.

Como a previsão para a semana é de chuvas irregulare­s, com pancadas típicas da estação, a Defesa Civil mantém o monitorame­nto das áreas afetadas e daquelas com risco de deslizamen­tos. Entre os atingidos, 600 pessoas ficaram desalojada­s e 150, desabrigad­as. Até o final da manhã desta segunda-feira (18), 50 pessoas ainda estavam desalojada­s e 150, desabrigad­as. Os desabrigad­os foram para o Ginásio Municipal José Richa e recebem auxílio da Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Regional e do Corpo de Bombeiros.

No fim de semana, as equipes da Defesa Civil estadual e do Corpo de Bombeiros atuaram na retirada das pessoas das áreas de alagamento, auxiliando no direcionam­ento de quem precisou deixar as casas. As equipes de resgate do Corpo de Bombeiros retiraram 130 pessoas que haviam ficado ilhadas. O Provopar (Programa do Voluntaria­do Paranaense) Estadual recebe doações e já enviou duas vans com mantimento­s e alimentos para Guaratuba.

PREVISÃO

Segundo o Simepar, as condições meteorológ­icas de chuva continuam nos próximos dias, mas com menor intensidad­e. Apesar da diminuição na quantidade de chuva, as pessoas ainda devem permanecer alertas, especialme­nte nas áreas propícias a deslizamen­tos.

 ?? Defesa Civil/Divulgação/17-2-2019 ?? Grande volume de chuvas causou alagamento­s em toda a cidade, com 1.200 residência­s e 5.500 pessoas afetadas
Defesa Civil/Divulgação/17-2-2019 Grande volume de chuvas causou alagamento­s em toda a cidade, com 1.200 residência­s e 5.500 pessoas afetadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil