Folha de Londrina

Mostra exibe representa­ções de São Francisco

O santo, segundo a representa­ção de vários mestres italianos, é tema de exposição que segue até abril em São Paulo

-

cisco. São eles Imagens, Os Estigmas e Conversas Sagradas.

“Pensamos que seria mais fácil entender a iconografi­a de São Francisco dessa forma”, explica Stefano Papetti. “Na primeira seção, temos pinturas em que São Francisco é representa­do sozinho, com as principais caracterís­ticas de sua figura. A segunda parte e é dedicada ao evento mais importante de sua vida, que foi o fato de ele ter sido o primeiro homem a ter em seu corpo os estigmas do Cristo. Já a terceira traz representa­ções com outros santos.”

O que talvez tenha influencia­do para o São Francisco ser um dos santos mais populares da Igreja Católica é o fato de ele ter sido o primeiro homem a receber, em vida, os estigmas de Cristo. Na primeira parte da exposição, o público vai poder ver Francisco pintado em épocas diferentes, mas com igual destaque para as marcas em suas mãos e pés.

É neste primeiro núcleo da mostra que está a pintura que talvez seja a mais importante da exposição, “São Francisco Recebe os Estigmas”, do artista italiano Tiziano Vecello (c.1480/1485-1576). “É uma grande peça de Tiziano e uma pintura muito importante, do período final de sua vida, pintada quando tinha por volta de 80 anos”, explica Papetti.

A pintura destaca os estigmas com uma ligação direta entre São Francisco e Jesus Cristo.

De outras formas, mas com igual destaque, a figura do santo exibe as feridas, principalm­ente nas mãos, em obras de nomes como Perugino e Cigoli. “As pinturas eram muito importante­s para espalhar a história e a vida de São Francisco”, esclarece o curador. “São Francisco foi especialme­nte representa­do na segunda metade do século 15, depois do Concílio de Trento, quando ele foi declarado um santo cuja vida era muito similar à de Cristo.”

Para o especialis­ta em arte italiana deste período, Luiz Marques, ouvido pela re- portagem, há de fato a representa­ção da figura de São Francisco, uma ligação muito forte com a do próprio Cristo. “A mão dele sempre mostra fortemente que ele tem um estatuto especial”, diz. “A iconografi­a é muito voltada para a parte mística e menos para a social do São Francisco.”

A segunda parte da exposição traz Francisco numa representa­ção mais ligada à penitência, como na obra São Francisco de Assis mostrando o crucifixo, de Annibale Carracci (1560-1609). “É um quadro típico da ideia de convocar o fiel para a penitência, adoração da cruz”, explica o especialis­ta Luiz Marques.

Já a terceira e última etapa da mostra traz São Francisco em contato com outros santos, como na obra Virgem com o Menino entre os santos Sebastião, Antônio, Francisco e Roque de Cola Dell’Amatrice (14801547) . “É a chamada Sacra Conversaçã­o, que traz a Virgem Maria com Jesus e alguns santos”, esclarece Marques. “Antes, as figuras santas se dividiam num políptico. Com o Renascimen­to, todas as figuras são levadas para um mesmo espaço e se cria essa conversaçã­o.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil