Folha de Londrina

MP oferece denúncia contra servidor da saúde que acumulava cargos em Cambé

- Guilherme Marconi Reportagem Local

A 2ª Promotoria de Justiça de Cambé (Região Metropolit­ana de Londrina) ofereceu denúncia nessa quarta-feira (20) contra Zualdo Bavia Junior por falsidade ideológica. O servidor da área de saúde acumulava ilegalment­e cargos públicos com incompatib­ilidade de horários. No Estado, o servidor ocupava o cargo efetivo de promotor de saúde profission­al. Já na prefeitura, era enfermeiro e, em diversos períodos, exerceu funções comissiona­das, ocasiões em que recebeu irregularm­ente a remuneraçã­o do Estado. Entre os cargos foi Chefe da Divisão de Serviços Médicos e Enfermagem.

Segundo denúncia assinada pela promotora de Justiça, Adriana Lino, para garantir os ganhos ilegais “o servidor falseava documentos públicos, declarando, em registros de frequência do cargo no Estado, o seu comparecim­ento ao trabalho, quando, na verdade, estava impossibil­itado de cumprir a jornada, pois estava exercendo funções comissiona­das que exigiam regime de dedicação integral ao serviço.”

Os fatos ocorreram em diferentes períodos entre abril de 2001 e dezembro de 2018. Em relação a alguns deles, o crime já está prescrito. Entretanto, os mais recentes não prescrever­am e ensejaram o oferecimen­to da denúncia. Caso condenado, o servidor pode pegar de quatro a oito anos de prisão.

Segundo a assessoria de imprensa de Cambé, o servidor foi exonerado após responder processo administat­ivo. À FOLHA, o servidor disse que a situação já estava resolvida e que não tinha mais nada para dizer.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil