Folha de Londrina

Ponte da avenida Soiti Taruma deve sair do papel

- Micaela Orikasa e Vítor Ogawa Reportagem Local

Alicitação para obras da ponte na avenida Soiti Taruma, no Jardim Olímpico (zona oeste de Londrina), foi aberta nesta semana pela prefeitura municipal. O processo é o primeiro passo para atender uma demanda antiga da população. O trânsito no local complica a vida dos motoristas que têm que trafegar em uma pista única desde dezembro de 2016, por conta de uma erosão que se formou na lateral da via em decorrênci­a das chuvas.

O estrago no sentido bairro-centro aconteceu porque o ribeirão Esperança não suportou o volume de água e inundou o trecho. Nesta quarta-feira (20) a reportagem voltou ao local e a chuva que caiu à tarde voltou a aumentar o volume de água no leito do ribeirão, podendo resultar em nova erosão da pista. A licitação precisa prever não só a reconstruç­ão da ponte, mas também a elevação da pista, para que o problema não ocorra novamente.

Enquanto a obra não é realizada, o borracheir­o Carlos Roberto Mazzei, 19, espera que haja uma melhoria na sinalizaçã­o para evitar acidentes. “Essa ponte está feia. Não se resolve nada. Para nós é complicado, porque tem dois sentidos em uma pista só. Já vi muita gente caindo nessa ponte. Precisamos dessa ponte liberada”, declarou, ressaltand­o que essa é uma reivindica­ção da comunidade. “É por ela que as pessoas do bairro passam para ir trabalhar. A gente, que tem borrachari­a, precisa passar por ela para comprar as coisas. Já fizeram reunião falando que iam resolver, mas ninguém fez nada. Fizemos protesto. Agora que falaram que vai sair a licitação, vamos esperar para ver se é verdade”, afirmou.

Seu colega de trabalho, Douglas Henrique Lima Franco, 19, se diz aliviado com o anúncio da reconstruç­ão da ponte. “Vai ser bom se reconstruí­rem, porque essa erosão já está aí faz tempo. O pessoal não vê que está interditad­o. Até para o movimento da borrachari­a isso interfere. Eu moro aqui desde que nasci e já vi gente morrendo”, declarou.

O secretário municipal de Obras e Pavimentaç­ão, João Verçosa, diz que desde a chuva de 2016 apenas medidas paliativas vinham sendo executadas no local. “A solução adequada é construir uma ponte para a água que vem do ribeirão e das chuvas. Atualmente, todo esse volume tem que passar por uma tubulação que não dá conta mais da vazão pela espessura dessas estruturas e também por causa de entupiment­os pelo acúmulo de lixo”, explicou.

Verçosa lembra que no segundo semestre de 2017 foi aberta uma licitação para contrataçã­o do projeto, que acabou sendo entregue em 2018. “Agora estamos indo

“Agora que falaram que vai sair a licitação, vamos esperar para ver se é verdade”

para a licitação da obra. Esperamos que até o final do ano isso esteja concluído”, destaca.

De acordo com a publicação oficial, o valor máximo é de R$ 3,3 milhões para a execução de obras de transposiç­ão do ribeirão Esperança, no trecho entre a rua do Hipismo e as ruas Romanos Frasson e Manoel Pedro Macedo. A abertura dos envelopes está prevista para o dia 25 de março.

 ?? Marcos Zanutto ?? Uma erosão se formou na lateral da via em decorrênci­a das chuvas de 2016
Marcos Zanutto Uma erosão se formou na lateral da via em decorrênci­a das chuvas de 2016

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil