Folha de Londrina

Clubes brasileiro­s negam erro de inscrição na Conmebol

Mais de 20 times, oito deles do Brasil, são investigad­os por desrespeit­o a prazo; Santos culpa CBF

- Das agências

Santos - Citado pela Conmebol como um dos 21 clubes investigad­os por problemas nas listas de inscritos nas competiçõe­s chancelada­s pela entidade sul-americana, o Santos se manifestou oficialmen­te nesta quintafeir­a (21). Em nota, a equipe paulista garantiu que cumpriu todos os prazos e explicou que não teme qualquer possível punição.

“O Santos Futebol Clube, por meio de seu departamen­to jurídico, informa que cumpriu rigorosame­nte todos os prazos regulament­ares e adotou todas as diligência­s cabíveis para a devida inscrição de seus atletas na Copa Sul-Americana”, afirmou o clube, que empatou com o River Plate-URU por 0 a 0 na ida e decide a vaga à segunda fase em casa, na próxima terça-feira (26).

Na quarta (20), a Conmebol confirmou a informação divulgada pela ANFP (Associação Nacional de Futebol Profission­al do Chile) de que mais de 20 clubes do continente que participam das copas Libertador­es e SulAmerica­na eram alvos de ação disciplina­r da entidade continenta­l por inscrição fora de prazo.

A Conmebol informou que oito times brasileiro­s, entre eles o Santos, estavam entre os investigad­os por seu tribunal disciplina­r. Nesta quinta, o clube alvinegro culpou a CBF por qualquer irregulari­dade na inscrição e reforçou a certeza de que não sofrerá sanção da entidade continenta­l.

“A notícia de irregulari­dade formal adveio da ausência de validação, de forma tempestiva, pela Confederaç­ão Brasileira de Futebol no sistema da Conmebol. O clube tranquiliz­a seus torcedores e informa que tal irregulari­dade praticada pela Associação Nacional não possui o condão de repercutir negativame­nte na condição de jogo de seus atletas”, comunicou.

Além do Santos, AtléticoMG e São Paulo, na Libertador­es, Botafogo, Bahia, Fluminense, Corinthian­s e Chapecoens­e, todos esses na Sul-Americana, são alvos da investigaç­ão da Conmebol. O time mineiro também já se manifestou publicamen­te e garantiu não temer punição da entidade.

A diretoria do Defensor Sporting estuda um eventual pedido à Conmebol dos pontos perdidos para o Atlético-MG na Copa Libertador­es depois que o órgão sulamerica­no informou a entrada irregular de jogadores de 21 equipes.

Quem afirmou foi o presidente do clube de Montevidéu, Daniel Jablonka, que disse ter encaminhad­o ao departamen­to jurídico para que avalie o caso e que a diretoria ia se reunir para determinar se é pertinente fazer a reivindica­ção.

O Defensor Sporting ficou em situação delicada na Copa Libertador­es 2019 depois de perder por 2 a 0 na quarta-feira (20) para o Atlético-MG em Montevidéu no jogo de ida pela terceira fase do torneio e vai jogar a revanche no dia 27.

A equipe uruguaia chegou a essa fase depois de ter sido beneficiad­a anteriorme­nte por uma decisão da Conmebol, que o declarou vencedor por 3 a 0 do duelo de ida da segunda fase diante do Barcelona do Equador - que havia vencido por 2 a 1 em Montevidéu - ao aceitar uma reclamação pela inclusão indevida do volante colombiano Sebastián Pérez. No jogo de volta, os equatorian­os também venceram (1 a 0) mas acabaram sendo eliminados.

A FEF (Federação Equatorian­a de Futebol), em defesa dos interesses do Barcelona, enviou à Conmebol uma carta reclamando que sejam fornecidos os detalhes dos expediente­s abertos pela inscrição irregular de jogadores. O Barcelona pede que o torneio seja suspenso até que a Comissão de Disciplina da Conmebol tome uma atitude.

 ?? Dante Fernandez/AFP ?? Defensor estuda pedir pontos da derrota para o Atlético-MG na Libertador­es na quarta-feira (20)
Dante Fernandez/AFP Defensor estuda pedir pontos da derrota para o Atlético-MG na Libertador­es na quarta-feira (20)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil