Folha de Londrina

Bolsonaro: ‘Cada um que responda pelos seus atos’

- Folhapress

Santiago, Chile - Ao desembarca­r no Chile nesta quinta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que “acordos políticos em nome da governabil­idade” levaram à prisão do ex-presidente Michel Temer.

“O que levou a essa situação, parece, foram os acordos políticos em nome da governabil­idade, mas a governabil­idade você não faz com esse tipo de acordo. No meu entender, você faz chamando pessoas sérias e competente­s para integrar o seu governo, como eu fiz”, disse Bolsonaro.

“Cada um que responda pelos seus atos, a Justiça nasceu para todos”, afirmou o presidente, que está no Chile para uma cúpula com outros líderes sulamerica­nos.

Sobre as manifestaç­ões programada­s para ocorrer contra ele nesta sexta (22) e sábado (23), em Santiago, organizada­s por organizaçõ­es sociais e grupos feministas, Bolsonaro disse: “Tenho esse problema em qualquer lugar do mundo a que eu vá, mas o importante é que no meu País eu obtive uma vitória excepciona­l, apesar de não termos televisão, nem recursos para a campanha, tivemos o voto que veio e que é uma procuração do povo.”

“Acho que essas pessoas que se manifestam contra mim queriam que o nosso Brasil caminhasse para a situação em que se encontra a Venezuela, onde o povo luta bravamente para se libertar das garras do socialismo”, afirmou Bolsonaro.

Bolsonaro minimizou sua recente queda de popularida­de, de 15 pontos percentuai­s, afirmando que “as pesquisas no Brasil não podem ser levadas a sério” e lembrou que sondagens eleitorais do ano passado “diziam que eu não ganharia no segundo turno”.

O presidente foi questionad­o também sobre as declaraçõe­s do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que afirmou que o general Augusto Pinochet, ex-ditador do Chile (1973-1990), “teve de dar um banho de sangue” no país e que isso era “triste”, porém, teria fixado “bases macroeconô­micas” que “nem oito governos de esquerda mexeram”. A isso, Bolsonaro respondeu que não tinha vindo ao Chile para falar de Pinochet.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil