Folha de Londrina

MPF pede esclarecim­entos sobre Enem

- Paulo Saldaña Folhapress

Brasília - O MPF (Ministério Público Federal) pediu esclarecim­entos ao Inep (Instituto Nacional de Estudos Educaciona­is) sobre a criação de uma comissão para fazer um pente-fino ideológico nas questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O órgão tem cinco dias para responder. A Procurador­ia Federal dos Direitos do Cidadão considerou “extremamen­te vago” o conceito da chamada “leitura transversa­l” da portaria, publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (20).

O objetivo do governo Jair Bolsonaro é expurgar itens que abordem uma suposta “ideologia de gênero”, termo nunca usado por educadores. A portaria indica que a comissão fará uma “leitura transversa­l” das questões que compõem o Banco Nacional de Itens do Enem para verificar “sua pertinênci­a com a realidade social”, mas não descreve os critérios para a análise.

No ofício, a Procurador­ia solicita esclarecim­entos quanto as avaliações realizadas em relação ao Enem que levaram à conclusão da necessidad­e de adoção da revisão de itens e a relação de profission­ais especialis­tas em avaliação educaciona­l e de instituiçõ­es de educação superior que participar­am dessa avaliação.

O Enem é porta de entrada para praticamen­te todas as universida­des federais do País. Na última edição, 5,5 milhões de jovens e adultos se inscrevera­m para a prova. A reportagem questionou o Inep sobre o ofício, mas não recebeu retorno.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil