Folha de Londrina

Sesa registra 257 casos de dengue

Boletim da secretaria divulgado nesta terça aponta ocorrência­s em 75 municípios; três estão em situação de alerta

- Reportagem Local

Curitiba - A Sesa (Secretaria de Estado de Saúde) registrou 257 casos de dengue em 75 municípios desde o início do período epidemioló­gico - 27 de julho. De acordo com boletim epidemioló­gico divulgado nesta terça-feira (10), são 72 casos a mais que a semana anterior. As 22 Regionais de Saúde apresentam notificaçõ­es para a doença. São 2.767 notificaçõ­es em 185 municípios. As temperatur­as mais elevadas registrada­s nesta semana, de acordo com a secretaria, aumentam as chances da proliferaç­ão do mosquito Aedes aegypti, transmisso­r da dengue, zika e chikunguny­a.

De acordo com a Sesa, três municípios estão em situação de alerta: Floraí, com 8 casos; Inajá, com 6, e Flórida, com 5. Os casos são autóctones, ou seja, a doença foi contraída na cidade de residência da pessoa infectada.

Outros 12 municípios apresentar­am casos autóctones pela primeira vez no período monitorado: Medianeira, Moreira Sales, Peabiru, Iporã, Indianópol­is, Paiçandu, Rolândia, Cornélio Procópio, Sertaneja, Cambará, Jacarezinh­o e Assis Chateaubri­and. O boletim semanal ainda registra 29 notificaçõ­es para a chikunguny­a e 4 para zika vírus.

A secretaria de Estado da Saúde reforça o alerta para que todos adotem as medidas preventiva­s e ajude a eliminar criadouros que podem estar em imóveis, residencia­l ou comercial. “Temperatur­as elevadas e água parada tornam os ambientes ainda mais propícios para formação dos criadouros; pedimos o apoio @folhadelon­drina da população no controle vetorial, ou seja, na busca por focos e criadouros nos domicílios”, afirma o secretário Beto Preto.

SITUAÇÃO GRAVE

A Secretaria de Saúde apoia as ações preventiva­s desenvolvi­das pelos municípios e, nesta semana, realiza oficinas sobre Gestão da Assistênci­a nas Arbovirose­s e Plano de Contingênc­ia Municipal para a dengue em Loanda, Paranavaí e Maringá. O médico da Divisão de Doenças Transmitid­as por Vetores, Eneas Cordeiro, salienta que a participaç­ão de representa­ntes dos municípios é fundamenta­l, pois a situação da dengue no estado é grave. “Não tivemos interrupçã­o de transmissã­o da doença no inverno e isto é indicativo de que teremos um combate ainda mais árduo pela frente na mudança de estação”, explica o médico.

 ?? Luis Robayo/AFP ?? As temperatur­as mais elevadas registrada­s nesta semana, de acordo com a secretaria, aumentam as chances da proliferaç­ão do mosquito Aedes aegypti
Luis Robayo/AFP As temperatur­as mais elevadas registrada­s nesta semana, de acordo com a secretaria, aumentam as chances da proliferaç­ão do mosquito Aedes aegypti
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil