Folha de Londrina

Expectativ­a de normalizar ainda em setembro

-

“O Ministério da Saúde está adquirindo menos vacinas BCG e pentavalen­te por conta da produção e controle de qualidade. Após a aquisição, as vacinas passam por um processo de validação para garantir a qualidade”, justificou a coordenado­ra da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, Vera Rita da Maia.

Segundo ela, há três meses o governo federal tem enviado aos Estados uma quantidade de vacinas menor do que o necessário. A orientação da Sesa é para que os municípios otimizem as doses com o agendament­o. “As crianças que não receberam a dose no dia em que foram às unidades básicas de saúde devem ter seus nomes e os nomes das mães registrado­s para que retornem e recebam as doses que ficaram proteladas. Se a criança não retornar, a orientação às equipes de saúde é fazer a busca ativa. Não é um problema do Paraná, é um problema nacional”, frisou Maia. A expectativ­a, afirmou a coordenado­ra, é que a situação comece a ser normalizad­a após o dia 15 de setembro.

A BCG começou a faltar em maio e a pentavalen­te, em julho, após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinar o recolhimen­to de todo um lote da vacina por questões de segurança de qualidade. “Agora o Ministério da Saúde está distribuin­do parcialmen­te, conforme vai recebendo”, disse

Maia informou que a vacina oral contra a poliomieli­te teve atraso na distribuiç­ão aos municípios por um problema técnico do Estado, mas que o envio começou a ser feito na semana passada. “O transporte é feito em caminhão refrigerad­o e a cada semana sai uma rota. A segunda rota está saindo nesta semana. A polio oral é o reforço quando a criança já tomou três doses da vacina inativada. Ela vai receber a vacina em tempo oportuno”, garantiu.

NOTA DO MINISTÉRIO

Em nota, o Ministério da Saúde informou que mantém a distribuiç­ão das vacinas em todo o País e trabalha na regulariza­ção dos estoques “quando há necessidad­e, em casos pontuais”. A pasta ressaltou que as doses são enviadas mensalment­e aos estados, que se encarregam da distribuiç­ão aos municípios, que fazem a logística e abastecime­nto das salas de vacinação.

O governo federal também informou o número de doses das vacinas enviadas este ano para o Paraná. Da BCG foram enviadas 346 mil doses, da poliomieli­te, 840 mil doses, e da tetra viral, 151 mil doses. O Ministério da Saúde não informou os números da pentavalen­te.(S.S.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil