Folha de Londrina

Primeiro voo do programa Voe Paraná começa nesta terça-feira

Companhia aérea vai atender cidades do interior do Estado que antes não eram atendidas pela aviação comercial

- Mie Francine Chiba

O primeiro voo do programa Voe Paraná, que ampliou o número de rotas interligan­do Curitiba a cidades do interior do Estado, parte nesta terça-feira (22) do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (Região Metropolit­ana de Curitiba), operada pela Gol. O voo parte de Campo Mourão (Centro-Oeste), às 7h20, com destino a Curitiba. O tempo estimado de viagem é de 1h30. No mesmo dia, começam a funcionar as rotas Curitiba-Guaíra, CuritibaPa­ranaguá e Curitiba-Francisco Beltrão, este último com escala em União da Vitória.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior estará no Aeroporto Afonso Pena às 10h desta esta terça para recepciona­r os passageiro­s que embarcam nos voos que partem para União da Vitória e Guaíra às 12h15. Está previsto um batismo das aeronaves com jato de água.

No dia seguinte (quartafeir­a), também inicia a operação das linhas Curitiba-Arapongas; Curitiba-Paranavaí; Curitiba-Campo Mourão (somente ida); Curitiba-Telêmaco Borba; Telêmaco Borba-Cornélio Procópio; e Curitiba-Cianorte (somente ida).

As rotas serão operadas em parceria com a empresa de táxi aéreo Two Flex com monomotore­s Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiro­s.

Ao todo, serão 55 voos semanais ofertados pela Gol para 12 cidades do interior. Todas elas contam com população variando entre 32 mil e 155 mil habitantes. Apucarana e Guarapuava também serão beneficiad­os pelo projeto, mas os aeroportos se encontram em fase final de readequaçã­o.

A ampliação das rotas aéreas se deu devido à redução do ICMS sobre o querosene de aviação de 18% para 7%. Segundo João Arthur Mohr, gerente dos Conselhos Temáticos e Setoriais da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) os voos da Gol vão atender cidades que não eram atendidos pela aviação comercial. As companhias aéreas Azul e Latam também entram no programa com a ampliação da oferta de voos para cidades médias e grandes, respectiva­mente.

AZUL

A Azul ampliou a lista de voos ofertados no Paraná de 323 decolagens, em janeiro, para 391. A companhia está em oito cidades Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu, Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Pato Branco e Toledo.

O Governo do Estado e a Azul também acertam os últimos detalhes para abrir a linha Umuarama-Curitiba. Assim que o aeroporto de Umuarama ficar pronto, será certificad­o pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a intenção da companhia é começar a operação em até 60 dias

LATAM

A Latam anunciou a abertura de 71 novos voos semanais no Estado no primeiro semestre. A frequência passou de 198 para 290 por semana. A companhia opera em Curitiba, Foz do Iguaçu

e Londrina e, agora, Maringá.

 ?? Gilson Abreu/AEN ?? As rotas da Gol serão operadas em parceria com a empresa de táxi aéreo Two Flex com monomotore­s Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiro­s
Gilson Abreu/AEN As rotas da Gol serão operadas em parceria com a empresa de táxi aéreo Two Flex com monomotore­s Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiro­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil