EDU­CA­ÇÃO -

Tur­mas te­rão o acrés­ci­mo de con­teú­dos em tec­no­lo­gia e de in­cen­ti­vo ao pro­ta­go­nis­mo dos alu­nos em re­la­ção aos es­tu­dos

Folha de Londrina - - Primeira Página - Mi­ca­e­la Ori­ka­sa

O Co­lé­gio Es­ta­du­al Da­rio Vel­lo­zo, na zo­na oes­te, te­rá mais dis­ci­pli­nas in­cor­po­ra­das à ma­triz cur­ri­cu­lar a par­tir do ano que vem. Mu­dan­ça in­te­gra no­vo mo­de­lo de edu­ca­ção que es­tá em pla­ne­ja­men­to pe­la re­de es­ta­du­al. Es­co­la ofer­ta, des­de o iní­cio des­te ano, edu­ca­ção em tem­po in­te­gral pa­ra to­dos os 170 alu­nos

A par­tir de 2020 o Co­lé­gio Es­ta­du­al Da­rio Vel­lo­zo, na zo­na oes­te de Lon­dri­na, te­rá mais dis­ci­pli­nas in­cor­po­ra­das na ma­triz cur­ri­cu­lar. A mu­dan­ça in­te­gra um no­vo mo­de­lo de en­si­no que es­tá sen­do pla­ne­ja­do na re­de es­ta­du­al de en­si­no pa­ra os pró­xi­mos anos. A es­co­la ofer­ta, des­de o iní­cio des­te ano, edu­ca­ção em tem­po in­te­gral pa­ra to­dos os 170 alu­nos nas tur­mas de en­si­no fun­da­men­tal II e mé­dio.

De acor­do com o di­re­tor Pau­lo Sér­gio Sa­ga­nel­lo, os es­tu­dan­tes do en­si­no mé­dio te­rão no cur­rí­cu­lo do ano que vem o acrés­ci­mo de “Es­tu­dos Ori­en­ta­dos”, “Pro­ta­go­nis­mo Ju­ve­nil” e “Pro­je­to de Vi­da”. “A ideia é que eles de­sen­vol­vam au­to­no­mia pa­ra or­ga­ni­zar os es­tu­dos, ten­do o pro­fes­sor com um tu­tor nes­se pro­ces­so. No fun­da­men­tal, os alu­nos te­rão ain­da a dis­ci­pli­na de “Pro­je­to de Vi­da”, que ba­si­ca­men­te é o di­re­ci­o­na­men­to e de­sen­vol­vi­men­to de su­as ha­bi­li­da­des den­tro de uma pro­po­si­ção de­les mes­mos”, afir­ma. Os alu­nos do 6° ao 9° ano te­rão tam­bém con­ta­to com os te­mas “Em­pre­en­de­do­ris­mo” e “Pro­gra­ma­ção e Tec­no­lo­gia Com­pu­ta­ci­o­nal”.

A es­co­la foi a pri­mei­ra no mu­ni­cí­pio a tra­ba­lhar com edu­ca­ção em tem­po in­te­gral no en­si­no mé­dio. Sa­ga­nel­lo co­men­ta que a uni­da­de par­ti­ci­pou de um pro­je­to pi­lo­to do go­ver­no do Es­ta­do em 2016, jun­to com uni­da­des de Cas­ca­vel (Oes­te) e Can­ta­ga­lo (Cen­tro-Oes­te), na im­plan­ta­ção do en­si­no in­te­gral pa­ra o 1° ano do en­si­no mé­dio. No ca­so do Da­rio Vel­lo­zo, a mo­da­li­da­de ain­da abran­geu alu­nos do 6° ano do fun­da­men­tal II.

REN­DI­MEN­TO

Es­sa ex­pe­ri­ên­cia per­mi­te a di­re­ção afir­mar que o en­si­no in­te­gral é o me­lhor ca­mi­nho pa­ra a edu­ca­ção. “Te­mos uma es­co­la ho­je sem eva­são e que é mui­to pro­cu­ra­da pe­los pais. Os alu­nos têm se de­mons­tra­do mais fo­ca­dos nos es­tu­dos e is­so tem sur­ti­do efei­to no ren­di­men­to de­les de­vi­do à mai­or ex­po­si­ção ao con­teú­do, pois eles têm seis au­las de ca­da dis­ci­pli­na. Des­sa for­ma, os pro­fes­so­res tam­bém con­se­guem iden­ti­fi­car me­lhor aque­les que apre­sen­tam uma mai­or de­fa­sa­gem”, des­ta­ca.

Em 2017, a es­co­la pas­sou a ofer­tar en­si­no in­te­gral tam­bém pa­ra as tur­mas de 7° ano (fun­da­men­tal II) e 2° ano do en­si­no mé­dio. “Quan­do im­plan­ta­mos o en­si­no in­te­gral, fi­ze­mos vá­ri­as reu­niões com os pais pa­ra es­cla­re­cer o que acon­te­ce­ria com os alu­nos du­ran­te a per­ma­nên­cia na es­co­la. Es­se pro­ces­so acon­te­ceu ao lon­go de um ano, pois en­ten­de­mos que é uma mu­dan­ça ra­di­cal pa­ra os es­tu­dan­tes. Pen­san­do nis­so, tor­na­mos to­dos os es­pa­ços da es­co­la e equi­pes or­ga­ni­za­das de mo­do que to­das as cri­an­ças e ado­les­cen­tes se­jam aten­di­dos e ob­ser­va­dos o tem­po to­do”, diz.

ME­TA ES­TA­DU­AL

O go­ver­no es­ta­du­al anun­ci­ou na quar­ta (6) a me­ta de ter 60% das ma­trí­cu­las em ETI (Edu­ca­ção em Tem­po In­te­gral) até 2025. De acor­do com o go­ver­no, 15 es­co­las pas­sa­rão a fun­ci­o­nar nes­sa mo­da­li­da­de a par­tir do ano que vem, to­ta­li­zan­do 79 com tur­mas de ETI no pró­xi­mo ano le­ti­vo.

Nes­sas es­co­las, os alu­nos te­rão no­ve au­las por dia, com uma ho­ra de almoço e dois in­ter­va­los. Se­rão no­ve ho­ras diá­ri­as de ati­vi­da­des e 45 ho­ras se­ma­nais. Se­gun­do a Agên­cia de No­tí­ci­as do Pa­ra­ná, se­rão ofer­ta­das ma­té­ri­as ele­ti­vas aos es­tu­dan­tes que es­ti­mu­lem as competênci­as - co­nhe­ci­men­to; pen­sa­men­to crí­ti­co, cri­a­ti­vo e ci­en­tí­fi­co; re­per­tó­rio cul­tu­ral; co­mu­ni­ca­ção; cul­tu­ra di­gi­tal; tra­ba­lho e pro­je­to de vi­da; ar­gu­men­ta­ção; au­to­co­nhe­ci­men­to e au­to­cui­da­do; em­pa­tia e co­o­pe­ra­ção; res­pon­sa­bi­li­da­de e ci­da­da­nia pre­vis­tas na Ba­se Na­ci­o­nal Co­mum Cur­ri­cu­lar.

“Te­mos uma es­co­la ho­je sem eva­são e que é mui­to pro­cu­ra­da pe­los pais”

Gi­na Mar­do­nes

Gi­na Mar­do­nes

A es­co­la foi a pri­mei­ra em Lon­dri­na a tra­ba­lhar com edu­ca­ção em tem­po in­te­gral no en­si­no mé­dio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.