RE­PER­CUS­SÃO

Par­la­men­ta­res da ba­se ali­a­da e da opo­si­ção a Ra­ti­nho Ju­ni­or cri­ti­cam pro­pos­ta do go­ver­no fe­de­ral; pre­si­den­te da AL pro­põe mo­bi­li­za­ção

Folha de Londrina - - Primeira Página - Ma­ri­a­na Fran­co Ra­mos Re­por­ta­gem Lo­cal

De­pu­ta­dos es­ta­du­ais se po­si­ci­o­nam con­tra fu­são de mu­ni­cí­pi­os. Ba­se do go­ver­no Ra­ti­nho Jr. e opo­si­ção cri­ti­ca­ram pro­pos­ta

Cu­ri­ti­ba - A PEC (Pro­pos­ta de Emen­da à Cons­ti­tui­ção) do Pac­to Fe­de­ra­ti­vo, que es­ta­be­le­ce, en­tre ou­tras me­di­das, a fu­são de mu­ni­cí­pi­os com me­nos de cin­co mil ha­bi­tan­tes e ar­re­ca­da­ção pró­pria in­fe­ri­or a 10% da re­cei­ta to­tal, re­per­cu­tiu de for­ma ne­ga­ti­va na AL (As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va) do Pa­ra­ná. Par­la­men­ta­res da ba­se ali­a­da e da opo­si­ção fi­ze­ram crí­ti­cas ao pro­je­to do go­ver­no Jair Bol­so­na­ro (PSL-RJ).

“Eu sou ter­mi­nan­te­men­te con­trá­rio, co­nhe­cen­do a re­a­li­da­de do Pa­ra­ná. Es­sa ma­té­ria não po­de ser apre­ci­a­da ao bel pra­zer de uma ini­ci­a­ti­va on­de a lei­tu­ra em re­la­ção à fal­ta de con­sis­tên­cia de re­cei­tas fi­nan­cei­ras não pros­pe­ra”, ar­gu­men­ta o pre­si­den­te da Ca­sa, Ade­mar Trai­a­no (PSDB). Ex-pre­fei­to de San­to Antô­nio do Su­do­es­te, o tu­ca­no pe­de que os co­le­gas se mo­bi­li­zem pa­ra bar­rar a ini­ci­a­ti­va.

“A in­ser­ção dos se­nho­res de­pu­ta­dos é fun­da­men­tal. [Pre­ci­sa­mos] exer­cer pres­são pa­ra que não se apro­ve uma ma­té­ria des­sa na­tu­re­za. Ca­da ca­so é um ca­so e de­ve ser mui­to bem ana­li­sa­do. Mas aqui não ve­jo pre­o­cu­pa­ção em ex­tin­guir ou in­cor­po­rar por­que ho­je as ges­tões são mui­to bo­as e os re­cur­sos fi­nan­cei­ros me­lho­res pa­ra ge­rir; o aten­di­men­to tam­bém”, jus­ti­fi­ca.

Ti­a­go Ama­ral (PSB) diz ser “ra­di­cal­men­te con­tra” a pro­pos­ta, em que pe­se en­ten­da a cri­se fis­cal. “É ne­ces­sá­rio que os mu­ni­cí­pi­os se­jam sus­ten­tá­veis, mas eu não con­si­go ad­mi­tir a pos­si­bi­li­da­de de exi­gir­mos que pes­so­as que se iden­ti­fi­cam com a ci­da­de ‘a’ se­jam a par­tir de ago­ra com­pre­en­di­das co­mo per­ten­cen­tes à ci­da­de ‘b’. Te­mos guer­ras in­clu­si­ve em ní­vel mun­di­al tra­va­das em fun­ção des­sa não iden­ti­fi­ca­ção”, pon­tua.

No Pa­ra­ná, ele ci­ta os ca­sos de Pra­do Fer­rei­ra e de Ta­ma­ra­na, na RML (Re­gião Me­tro­po­li­ta­na de Lon­dri­na). “Am­bos se eman­ci­pa­ram por não ter co­nec­ti­vi­da­de com a ci­da­de se­de. Vi­ram-se nos as­pec­tos econô­mi­cos e ad­mi­nis­tra­ti­vos iso­la­dos. Não há co­mo mu­dar pe­la lei a ló­gi­ca da so­ci­e­da­de. Há his­tó­ri­as es­tru­tu­ra­das ali”, des­ta­ca. Cin­co mu­ni­cí­pi­os da RML se­ri­am afe­ta­dos com a me­di­da. Em to­do o Es­ta­do, 64 cai­ri­am o cri­té­rio de re­cei­ta pró­pria es­ta­be­le­ci­do pe­lo pro­je­to, se­gun­do da­dos do Te­sou­ro Na­ci­o­nal.

O po­lí­ti­co do PSB su­ge­re co­mo al­ter­na­ti­va a ges­tão mu­ni­ci­pal em con­sór­ci­os. “Es­tu­dos que pen­sem no de­sen­vol­vi­men­to econô­mi­co ba­se­a­do nas ca­rac­te­rís­ti­cas e po­ten­ci­a­li­da­des re­gi­o­nais de­vem ser fei­tos pa­ra au­men­tar a ca­pa­ci­da­de de re­cei­ta des­ses mu­ni­cí­pi­os. Os cus­tos que ho­je são so­ma­dos e não com­par­ti­lha­dos, na edu­ca­ção e, prin­ci­pal­men­te, na área de saú­de, de­vem ser di­mi­nuí­dos”.

DE­BA­TE

O lí­der do PT na AL, Pro­fes­sor Le­mos, que é de Cas­ca­vel (Oes­te), propôs um de­ba­te na As­sem­bleia so­bre o te­ma. “Es­tá er­ra­da es­sa for­mu­la­ção de que não po­de­mos ter pe­que­nos mu­ni­cí­pi­os. Eles têm vi­a­bi­li­da­de sim. A Ale­ma­nha tem 11 mil mu­ni­cí­pi­os, a Fran­ça tem 35 mil mu­ni­cí­pi­os. Po­de­mos re­or­ga­ni­zar a for­ma de dis­tri­buir as re­cei­tas e ri­que­zas do nos­so país”.

Já Már­cio Pa­che­co (PDT) se con­si­de­ra mais fa­vo­rá­vel do que con­trá­rio à me­di­da. “Sa­be­mos que exis­tem ho­je vá­ri­os pro­ble­mas econô­mi­cos, co­mo es­tru­tu­ra gran­de em mu­ni­cí­pi­os pe­que­nos. Há pon­tos po­si­ti­vos, de tra­zer eco­no­mia pa­ra a má­qui­na pú­bli­ca, e ne­ga­ti­vos, si­tu­a­ção de pos­sí­veis pre­juí­zos por con­ta do en­ten­di­men­to que se tem de que sem re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de po­lí­ti­ca gran­de vo­cê po­de­ria per­der in­ves­ti­men­tos. Is­so é uma con­jec­tu­ra”.

Or­lan­do Kis­s­ner/Alep

O de­pu­ta­do es­ta­du­al Pro­fes­sor Le­mos (PT) su­ge­riu de­ba­te so­bre o te­ma na As­sem­bleia: “Es­tá er­ra­da a for­mu­la­ção de que não po­de­mos ter pe­que­nos mu­ni­cí­pi­os”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.