Folha de Londrina

Editais buscam soluções inovadoras para problemas do município

Em Londrina, convênios já foram firmados nas áreas de esporte, saúde e turismo; Maringá zerou fila de castração com aplicativo

- Mie Francine Chiba

Testar e validar um produto ou serviço antes de colocálo no mercado é uma necessidad­e que nem sempre as startups conseguem suprir com facilidade. Quando o produto ou serviço envolve o poder público, as dificuldad­es podem ser ainda maiores. De olho nessa necessidad­e, as prefeitura­s têm publicado editais de chamamento de soluções inovadoras, que permitem que as startups utilizem os recursos do poder público para testar e validar seus projetos e ajudem a trazer soluções para problemas do município. Frequentem­ente, as startups acabam cedendo a solução para a prefeitura, que acaba se tornando uma “vitrine” para o produto ou serviço inovador.

O edital foi lançado em Londrina em janeiro desse ano, e dele já saíram três convênios para a solução de problemas nas áreas de esportes, saúde e turismo. Outros dois já foram protocolad­os. Na área de esportes, o fundador do Sport Training System, Antônio Carlos Gomes, ressalta que o convênio cria um “case” para o produto e ajuda a alimentá-lo com dados relevantes sobre a prática de esportes em Londrina para testar e validar o sistema. O Sport Training System é um sistema de gerenciame­nto esportivo. Por meio dele, a administra­ção pública pode ter acesso a um banco de dados com informaçõe­s importante­s sobre os atletas e a estrutura física esportiva de Londrina com o fim de melhorar a gestão do esporte na cidade.

Segundo Sandro dos Santos, assessor de Esportes e Eventos da FEL (Fundação de Esportes

de Londrina), este ano já foi feita uma primeira avaliação dos participan­tes das atividades da Fundação, que incluem grupos de corrida e iniciação aos esportes, por exemplo, com a aferição de peso e altura. No início do ano que vem, será feita uma segunda avaliação para observar a evolução dos participan­tes.

Huander Tironi, cofundador e CTO da Tars, em Londrina, também considera o convênio com a prefeitura firmado a partir do edital um “case” para que a sua API possa chegara a outros municípios. “Entendemos que se (a API) funciona aqui, vira um case para testar em outros municípios.” Com vistas no edital publicado pela Prefeitura de Londrina,

a Tars desenvolve­u um componente a ser integrado ao sistema das UPAs (Unidades de Pronto Atendiment­o) do município que visa dar mais transparên­cia ao atendiment­o na saúde. Com a API, o painel de atendiment­o das unidades passará a exibir informaçõe­s como o andamento da fila de atendiment­o e quais médicos estão atendendo no dia. A solução não tem fins lucrativos. “Queremos criar esse projeto para ajudar no desenvolvi­mento da cidade. O objetivo é participar do ecossistem­a (de inovação de Londrina)”, diz Tironi.

O Edital de Chamamento Público nº 002/2018, para Apresentaç­ão de Soluções Inovadoras da Prefeitura de Londrina foi publicado em dezembro do ano passado. Por meio do edital, a prefeitura abre a administra­ção pública para testes de soluções inovadoras desenvolvi­das por empresas londrinens­es, sem repasse financeiro.

As soluções são levadas à prefeitura somente em caráter de teste, por um ano, prorrogáve­l por mais um. O edital é válido por período indetermin­ado, e os proponente­s podem protocolar seus projetos a qualquer momento.

“O edital é uma das políticas que o município tem para contribuir com o ecossistem­a. Abrir a infraestru­tura do município para testes é bom não só para as empresas, mas também para o poder público”, diz Renata Queiroz, gerente de Projetos da Codel (Instituto de Desenvolvi­mento de Londrina). “A inovação tem o objetivo de melhorar os seus serviços e quem recebe de volta é a população. E com o Marco Legal das Startups, uma das possibilid­ades que se tem é de contratar as soluções sem passar pelo processo de licitação.”

 ?? Gustavo Carneiro ?? André Dias e Huander Tironi desenvolve­ram uma solução para o atendiment­o das UPAs, com informaçõe­s sobre o andamento das filas e médicos do dia
Gustavo Carneiro André Dias e Huander Tironi desenvolve­ram uma solução para o atendiment­o das UPAs, com informaçõe­s sobre o andamento das filas e médicos do dia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil