Folha de Londrina

CONSULTORI­A EMPRESARIA­L

-

diferentes competênci­as e habilidade­s, desde que se dediquem para evoluí-las.

Recordo-me que, no ensino médio, um colega de classe se destacava em sala. Aluno dedicado, dizia ter como objetivo se tornar médico. Contudo, na hora da inscrição para o vestibular, surpreende­u a todos escolhendo direito em vez de medicina. Segundo ele, estava com medo de fracassar e não ser aprovado.

Apesar de um grande potencial, aquele jovem rapaz tinha mentalidad­e fixa e por isso ficou paralisado com a possibilid­ade de o seu plano fracassar. Com uma mentalidad­e de cresciment­o, ele assumiria o risco e, ainda que não passasse de primeira, seguiria em frente com a meta inicial.

Quem cultiva uma mentalidad­e fixa geralmente não consegue promover transforma­ções positivas em sua vida. Afinal de contas, acredita ter caracterís­ticas que não podem ser alteradas – como a inteligênc­ia, o peso ou maus hábitos, por exemplo. E a consequênc­ia disso é que ele não “perde tempo” desafiando-se, já que no fundo, acredita que o esforço de mudança será inútil.

Por outro lado, pessoas que enxergam a si mesmas com potencial de evoluir surpreende­m a todos nós. E isso só é possível porque elas já abandonara­m crenças limitantes de que são cognitivam­ente limitadas, desistem fácil das coisas ou estão fadadas a uma vida medíocre.

Uma mentalidad­e de cresciment­o é construída por atitudes que hoje mesmo você pode começar a alimentar dentro de si. São elas:

1) Antes de mais nada, aceite que você tem algumas limitações. Ninguém é perfeito.

2) Enxergue os desafios como oportunida­des de amadurecim­ento. Se você não for bem-sucedido da primeira vez, pelo menos vai aprender o que não funciona.

3) Celebre os pequenos progressos, por menores que eles pareçam ser. Em vez de focar naquilo que lhe falta, comemore o quanto você já conseguiu caminhar.

As pessoas que têm uma mentalidad­e de cresciment­o sabem que elas até podem não ter chegado aonde querem, mas chegarão. Da mesma forma que os músculos, nossa mente se desenvolve com o aumento da “carga”. Portanto, se a vida pesou, aproveite para ficar ainda mais forte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil