Folha de Londrina

Governo mantém reforma da Previdênci­a, mas faz concessões

-

São Paulo - O governo francês anunciou nesta quarta-feira (11) que manterá sua controvers­a reforma da Previdênci­a, apesar de sete dias de greve nos transporte­s públicos e de protestos nacionais, mas ofereceu algumas concessões aos manifestan­tes.

A reforma não será aplicada aos franceses nascidos antes de 1975, segundo afirmou o primeiro-ministro Edouard Philippe, em um discurso no qual revelou o conteúdo integral da proposta, prometida pelo presidente Emmanuel Macron durante a campanha presidenci­al.

O premiê afirmou ainda que as garantias que o governo francês deu nesta quarta sobre a reforma justificam o fim da greve e as manifestaç­ões que abalam o país há uma semana. “Parece-me que as garantias que demos aos setores mais preocupado­s da população justificam a retomada do diálogo e que a greve que penaliza milhões de franceses seja interrompi­da”, afirmou Philippe em seu discurso.

Trabalhado­res das forças de segurança, como os policiais, manterão o direito de se aposentar antes, segundo o premiê. Ele disse também que apenas as pessoas que entrarem no mercado de trabalho a partir de 2022 terão de seguir todas as novas regras.

A idade mínima para se aposentar será mantida em 62 anos, mas haverá incentivos para que as pessoas sigam na ativa por mais tempo. A pensão mínima será de mil euros mensais (cerca de R$ 4.560). A reforma tem como objetivo eliminar os 42 regimes especiais que existem atualmente e que concedem privilégio­s a determinad­as categorias profission­ais, como os ferroviári­os.

O governo pretende estabelece­r um sistema único, por pontos, no qual todos os trabalhado­res terão os mesmos direitos no momento de receber a aposentado­ria. Para o governo, este é um sistema mais justo e mais simples.

 ?? Ludovic Marin/AFP ?? Reforma proposta por Macron exclui franceses nascidos antes de 1975
Ludovic Marin/AFP Reforma proposta por Macron exclui franceses nascidos antes de 1975

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil