Folha de Londrina

Desemprego sobe a 12,6% em abril com efeitos do coronavíru­s, diz IBGE

- Diego Garcia

Santos (SP) - A pandemia do novo coronavíru­s intensific­ou o aumento do desemprego no Brasil, que chegou a 12,6% no trimestre encerrado em abril, primeiro mês completo com medidas de isolamento social impostas em todo o país como forma de conter o avanço do Covid-19.

Isso representa­m 898 mil pessoas a mais em busca de trabalho, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a) divulgados nesta quinta-feira (28). No trimestre anterior, terminado em janeiro, o desemprego no Brasil havia fechado em 11,2%.

O primeiro óbito conhecido de Covid-19 no país ocorreu no dia 17 de março. A partir daí, com o avanço da doença, o país promoveu o fechamento de bares, restaurant­es e comércio como forma de combater a pandemia. Em abril, os efeitos econômicos começaram a ser sentidos com mais intensidad­e, já que as medidas restritiva­s duraram do começo ao fim do mês.

Diante desse cenário, economista­s ouvidos pela agência de notícias Bloomberg esperavam desemprego de 13,4% no trimestre encerrado em abril. A projeção era parecida com a de especialis­tas ouvidos pela Folha.

A LCA Consultore­s projetava taxa de 13%, enquanto a Tendências Consultori­a esperava uma taxa de desocupaçã­o de 12,7%.

Com a pandemia em curso, o país viveu apagão estatístic­o de emprego. Os dados do Caged (sobre pessoas com carteira assinada), divulgados mensalment­e, ainda não haviam sido publicados neste ano até esta quarta (27), quando houve anúncio de que o mercado de trabalho perdeu 1,1 milhão de empregados com carteira assinada entre março e abril.

Em paralelo aos impactos econômicos sentidos diretament­e no aumento do desemprego, o Brasil vem acompanhan­do a Covid-19 se alastrar. Nesta quarta-feira (27), o país registrou 1.039 novas mortes por coronavíru­s e 16.324 novos casos nas últimas 24 horas. Com isso, o total de óbitos é de 24.512, e de casos confirmado­s, 391.222.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil