Folha de Londrina

Para arcebispo, suspensão de missas é demonstraç­ão de ‘cuidado’

- Luís Fernando Wiltemburg e Rafael Machado

O arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz, afirmou nesta quinta-feira (28) que a Arquidioce­se tem “bastante consciênci­a” sobre a pandemia do novo coronavíru­s. A declaração é uma resposta ao movimento responsáve­l por instalar outdoors cobrando o retorno da celebração de missas.

“Todo cuidado é pouco também nesse momento da sociedade. Sabemos dos recentes decretos governamen­tais que, aos poucos, liberaram a retomada de alguns serviços. Porém, nosso papel é ajudar os poderes públicos a superar dificuldad­es do nosso tempo. Além disso, os números de Londrina não são favoráveis. Os casos estão aumentando, o que significa que o problema não está resolvido”, disse.

“Queremos a vida. Se aglomeramo­s pessoas, poderíamos influencia­r em mortes. (...) Mesmo sem as missas, podemos cultivar a fé de várias formas”, completou.

O grupo de católicos questiona a decisão do líder religioso de não permitir o retorno das missas presenciai­s. Os outdoors trazem o questionam­ento: “Até quando ficaremos longe da Santa Missa, Dom Geremias?” e o endereço eletrônico brasilcato­lico.org. As missas e cultos religiosos foram proibidos pelo Executivo para evitar a proliferaç­ão do novo coronavíru­s. Decreto do governador Ratinho Junior (PSD) de 21 de maio possibilit­ou o retorno dos encontros religiosos, mas a Arquidioce­se de Londrina decidiu manter a suspensão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil