Folha de Londrina

Coronavíru­s entre jovens

- A FOLHA agradece a preferênci­a!

Desde o início da pandemia do coronavíru­s, que surgiu na China praticamen­te no início do ano, é senso comum que os idosos são um dos principais grupos de risco para a doença e têm que ser preservado­s. A baixa resistênci­a ao vírus chamou a atenção para a importânci­a dos cuidados para quem já passou dos 60 anos. Uma forma de preservar a saúde dos idosos e reduzir a expansão do coronavíru­s é o isolamento vertical. Só fica em casa quem é do grupo de risco.

No Brasil, no entanto, a caracterís­tica é diferente. A quantidade de mortes por coronavíru­s entre os jovens do País é maior do que em países asiáticos e europeus. Na semana passada, a morte de um adolescent­e de 19 anos, de Jardim Alegre (Vale do Ivaí), mostrou que os mais novos também podem ser vítimas fatais da doença.

E essa não foi a primeira morte. Uma criança de apenas cinco anos morreu em 12 de maio por conta do vírus, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. Balanço com base em dados da Sesa aponta que quase um quarto das confirmaçõ­es é de pessoas de até 29 anos.

Para a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti Lopes, o número de pessoas jovens infectadas é surpreende­nte, mas ela aponta fatores que podem ajudar a explicar esse fenômeno. Um deles é a questão de o Brasil ter uma população bem mais jovem que a da Europa.

Lopes aponta ainda que é preciso levar em conta também que esse grupo está mais exposto, já que uma grande parcela é formada por pessoas economicam­ente ativas e a quarentena conseguiu, acima de tudo, manter os idosos em casa.

Já o infectolog­ista pediátrico do Hospital Pequeno Príncipe, Victor Horácio, lembra que a doença não é um problema apenas de idosos ou de quem é diabético ou tem alguma comorbidad­e. “É uma doença que todo mundo pode ter e ainda é uma incógnita porque algumas pessoas desenvolve­m a forma grave, outras a leve e outras ainda são assintomát­icas”, alerta.

Portanto, é necessário que todos se conscienti­zem da necessidad­e de tomar os cuidados para a evitar a contaminaç­ão pelo coronavíru­s. O distanciam­ento social e o uso de máscaras são medidas que devem fazer parte da rotina. Cada um deve fazer a sua parte para cuidar da própria saúde e da do próximo. Seja ele criança, jovem ou idoso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil