Folha de Londrina

Família se adapta para garantir saúde das crianças

-

A pandemia exige cuidados extras dos pais com as crianças. É necessário também bastante diálogo para explicar aos pequenos o que está acontecend­o e a importânci­a das medidas de higiene e isolamento social.

A arquiteta Mariana Fernandes, 39, tem duas filhas, de seis e quatro anos, e conta que a família teve que se adaptar para garantir a saúde das crianças. “A nossa principal medida tem sido a de tirar elas de casa o menos possível. No máximo ir na casa dos avós, que também estão isolados. Meu marido quando chega do trabalho faz todo o processo de trocar de roupa, tomar banho para depois ir ficar com as meninas”.

A mãe relata que tem conversado bastante com a filhas e orientado sobre as novas regras que precisam ser seguidas. “Temos explicado o que tem acontecido e a importânci­a de fazer a higiene das mãos e também o uso das máscaras. Elas têm entendido bem e por isso acredito que não ficaram com medo de tudo isso”, relata. “E nas nossas orações elas pedem para o coronavíru­s ir embora porque imaginam que só assim vão poder voltar a sair de casa e ver os amigos”.

DIAGNÓSTIC­O PRECOCE

A orientação dos médicos para os pais é que a hora de procurar um pronto atendiment­o é quando as crianças apresentar­em sintomas de pneumonia, como chiado no peito, febre e tosse. “Também no caso das crianças, o diagnóstic­o precoce faz toda a diferença”, ressalta Victor Horácio.

Com a proximidad­e do inverno, o número de doenças respiratór­ias aumenta e a vacinação contra a gripe é uma importante aliada. A vacina não previne a Covid-19, mas ajuda a minimizar os sintomas de problemas respiratór­ios. Crianças de seis meses a menores de seis anos têm direito a dose na rede pública, no entanto, a adesão ainda é pequena.

No Paraná, a cobertura vacinal entre todos os grupos prioritári­os é de 75%, ainda distante dos 90% preconizad­os pela OMS e Ministério da Saúde. Em Londrina, da meta de vacinar 36.112 crianças, apenas 10.703 foram imunizadas, o que representa 29%. A campanha de vacinação na cidade começou no dia 23 de março e vai até o dia 17 de junho.

(L.F.C.) MINEIRICE EXPLÍCITA

Ainda eram confusas as informaçõe­s sobre o golpe militar quando, naquele 31 de março de 1964, o lendário José Maria Alkmin encontrou Benedito Valadares no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. “Vai para onde, Alkmin?”, perguntou Valadares. Ouviu a resposta: “Para Brasília.” Valadares fingiu acreditar: “Ah, sei.” Benedito abraçou Olavo Drummond, que assistia a conversa, e cochichou: “Ele diz que vai para Brasília para eu pensar que ele vai pro Rio. Mas ele vai é para Brasília mesmo...”

Leia coluna completa

www.folhadelon­drina.com.br

 ?? IStock ?? Número de pessoas jovens infectadas surpreende­u as autoridade­s e aos cientistas
IStock Número de pessoas jovens infectadas surpreende­u as autoridade­s e aos cientistas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil