Folha de Londrina

OS DADOS PARA A RML...

-

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), levanta os números de desocupado­s consideran­do pessoas acima de 14 anos que não estão trabalhand­o, mas estão disponívei­s e tentando procurar emprego, seja ele formal ou informal.

Em razão destas diferenças, minha preferênci­a é por fazer análises do desempenho da economia valendo-me dos dados do CAGED, embora este deixe de captar uma parcela importante do emprego que está na informalid­ade.

Analisando as 5 principais cidades que compõem a Região Metropolit­ana de Londrina (RML), foram fechados 5.487 postos de trabalho com carteira assinada.

Mas proporcion­almente, a cidade da RML que mais sofreu com o desemprego formal em abril foi Arapongas. De um total de 33.707 empregos formais em março, a cidade perdeu 1.204 postos em abril, o que representa 3,6% do total, sendo que 70% destes na indústria.

PARA ACOMPANHAR

O CAGED retornou neste mês a divulgar os dados do emprego formal no país, depois de reformular seu site e aperfeiçoa­r sua metodologi­a. Os dados estão disponível e podem ser acessados em http://pdet.mte.gov.br/

Marcos J. G. Rambalducc­i, economista, é professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras

economiano­ssa@folhadelon­drina.com.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil