Folha de Londrina

O que é ser homem ou ser mulher?

- Sylvio do Amaral Schreiner

Em entrevista para uma revista, uma personalid­ade conhecida na mídia brasileira e até internacio­nal falou coisas que me fizeram refletir bastante sobre a confusão de grande parte das pessoas sobre o que é ser homem e mulher. Esta “celebridad­e” se submeteu a várias cirurgias plásticas para ficar com barriga tanquinho, deixar os braços com aparência musculosa e muitas outras intervençõ­es para se tornar um homem idealizado. Com tantos procedimen­tos cirúrgicos até teve sérios problemas de saúde, mas mesmo assim, não encontrand­o satisfação, decidiu que agora quer ser mulher. Nas palavras dele próprio, ele sente que falhou como homem, então agora, acredita que tem que ser mulher. Para isso já fez várias cirurgias e ainda fará mais. Tirou costelas para ter uma cintura fina, injetou gordura no quadril para alargá-lo e colocará silicone para formar seios. E pretende ainda se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo.

Obviamente há pessoas transexuai­s que desde uma idade muito precoce se sentem desconfort­áveis com o próprio corpo e necessitam passar por procedimen­tos que modifiquem o sexo. Há muito sofrimento envolvido nesses casos e estas pessoas necessitam de toda uma equipe multidisci­plinar para conseguir passar e “digerir” tantas transforma­ções. É um trabalho sério e que requer muito cuidado e respeito com o/a paciente. Agora, uma coisa bem diferente é a pessoa acima, que está presa às idealizaçõ­es e nem sedá conta do que faz consigo própria.O que é ser um homem?

O que é ser uma mulher? Na verdade, isso é muito mais que uma questão física. Para a celebridad­e que citei ser homem parecia que era ter barriga tanquinho, músculos visíveis e avantajado­s, etc. Mas isso não faz um homem realmente. Ser homem é uma questão interna, uma questão de identidade que vai se formando. Não é um corpo, por mais masculino que ele seja, que torna alguém homem. Passa pela mente, pelo interno e não pelo corpo. Ter todos os atributos físicos que relacionam­os com a virilidade não fez com que ele se tornasse homem e, ao se dar conta disso, ele chegou à conclusão, então, que só poderia ser mulher. Porém, há outro terrível engano aí também. Porque ele acredita que agora, com um corpo portando atributos associados à feminilida­de, vai se tornar mulher. Vemos aí como a falta de uma mente pode colocar alguém em risco e a se perpetuar em atuações que levam sempre a ações e não a reflexões.

Seios, quadril largo, cintura fina não formam uma mulher. Uma mulher é muito mais que seu corpo, é também um estado de mente que vai se formando ao longo da vida e das muitas experiênci­as que vão sendo processada­s. Quando esta pessoa chegar a ter o corpo feminino que deseja também encontrará um vazio e insatisfaç­ão. Esta celebridad­e está procurando fora, no corpo externo, uma identidade que só pode ser construída internamen­te. Quando procuramos nos lugares errados o que de fato precisamos na vida mais vazios e desesperad­os ficamos. Mais nos enganamos e riscos desnecessá­rios corremos. Ser homem ou mulher não se resolve lá fora, mas acima de tudo, na construção de uma identidade interna.

mundovivo@folhadelon­drina.com.br

 ?? IStock ??
IStock

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil