Folha de Londrina

HU começa a atender pacientes pelo serviço de telemedici­na

- Reportagem Local

O NTT/HU/UEL (Núcleo de Telemedici­na e Telessaúde do Hospital Universitá­rio da Universida­de Estadual de Londrina) expandiu o serviço e desde esta segunda-feira (1) está realizando ligações telefônica­s (teleconsul­tas) com pacientes que foram encaminhad­os por outros serviços de saúde, com sintomas de Covid-19, para atendiment­o no HU. Até então, o NTT vinha fazendo apenas teleinterc­onsultas para esclarecer dúvidas de médicos da macrorregi­ão Norte em busca de orientação para caso suspeito do novo coronavíru­s.

A equipe, formada por médicos e residentes do curso de medicina, irá realizar os contatos pela plataforma do

NNT/HU/UEL com cerca de 500 pacientes que foramatend­idos no hospital com sintomas da nova doença, mas não precisaram ser internados porque de modo geral os sintomas não eram graves. Nessa situação todos tiveram material coletado e estavam aguardando o resultado do exame em casa.

A iniciativa de fazer a teleconsul­ta junto ao paciente faz parte do projeto de extensão “Teleconsul­tas para Apoio ao Enfrentame­nto da Pandemia para Covid-19”, coordenado pela docente do departamen­to de Clínica Médica do CCS Inês Nakamoto. Ela explica que “de forma prática, a equipe de médicos telefona para os pacientes e faz uma consulta em que passa o resultado do exame, revê as condições de saúde do paciente e da família, confere se está fazendo isolamento social e dá orientaçõe­s quanto aos sinais de alerta para buscar novo atendiment­o, como falta de ar, frequência respiratór­ia aumentada, entre outros.”

Para viabilizar o projeto, foram envolvidos como parceiros o Núcleo de Vigilância Epidemioló­gica Hospitalar, que repassa os contatos e os dados epidemioló­gicos de cada paciente, e o Same, que dá apoio para o agendament­o e o registro das teleconsul­tas no sistema HU.

Os alunos e residentes ainda aprendem como funciona um atendiment­o de teleconsul­ta “que a cada dia tem tendência de cresciment­o”, completa a médica.

 ?? Divulgação/HU ?? Equipe realizará contatos com cerca de 500 pacientes que foram atendidos no hospital com sintomas da nova doença, mas não precisaram ser internados
Divulgação/HU Equipe realizará contatos com cerca de 500 pacientes que foram atendidos no hospital com sintomas da nova doença, mas não precisaram ser internados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil