Folha de Londrina

Condenado na Lava Jato, Nelson Meurer morre de Covid-19

Ex-deputado cumpria pena na Penitenciá­ria de Francisco Beltrão e estava internado em hospital particular desde o dia 7

- Waleska Borges (Colaborou Lucio Flávio Cruz)

Rio

- O ex-deputado federal Nelson Meurer (PP-PR) , 77, primeiro parlamenta­r condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) na Operação Lava Jato, morreu na manhã de domingo (12) em decorrênci­a do coronavíru­s. Segundo o advogado do político, Michel Saliba, ele estava internado em um hospital particular desde o último dia 7, onde exame deu resultado positivo para coronavíru­s. De acordo com o advogado, teria contraído o vírus na prisão.

Meurer cumpria pena de 13 anos e 9 meses na Penitenciá­ria Estadual de Francisco Beltrão (Sudoeste), pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.A defesa informou que tentava no STF que Meurer cumprisse prisão domiciliar desde novembro do ano passado. Foram três pedidos, sendo o último em março, quando foi declarada a pandemia do coronavíru­s. O ex-deputado foi preso em outubro de 2019.

“O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, preferiu assumir o risco como julgador e negar o pedido de prisão domiciliar, mesmo com todas as comorbidad­es de Meurer (cardiopata, diabético, hipertenso e renal crônico). O que vimos foi a crônica da morte anunciada”, lamentou Saliba. Nesta semana, o advogado chegou a entrar com um novo pedido de prisão domiciliar na Suprema Corte.

Pelas redes sociais, o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, decretou luto oficial no município.”A administra­ção municipal de Francisco Beltrão lamenta profundame­nte a morte do ex-prefeito e ex-deputado federal Nelson Meurer, na manhã deste domingo (12/07), vítima da Covid-19. Além de reconhecer o seu trabalho em prol de Francisco Beltrão, deseja força para a família.”

Também pelas redes sociais, o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) lamentou a morte do colega de partido e criticou o STF. “Nelson Meurer faleceu . Aos 78 anos de Covid adquirida no presídio. No grupo de risco, Meurer não conseguiu prisão domiciliar negada seguidamen­te pelo ministro do STF Edson Fachin. Ativismo político do judiciário tem que acabar. Lei igual para todos”.

DENÚNCIA

De acordo com a denúncia feita pela Procurador­ia-Geral da República (PGR), Meurer recebeu R$ 29,7 milhões em 99 repasses mensais de R$ 300 mil, operaciona­lizados pelo doleiro Alberto Youssef. O recebiment­o da propina seria em troca do apoio à nomeação e à permanênci­a de Paulo Roberto Costa na Diretoria de Abastecime­nto da Petrobras.

Meurer nasceu em 23 de julho de 1942 em Bom Retiro (SC). Agropecuar­ista, foi prefeito de Francisco Beltrão entre 1989 e 1993. Teve cinco mandatos na Câmara dos Deputados, de 1995 a 2018.O corpo de Meurer deve ser cremado. Ele deixa a mulher, três filhos e sete netos.

“O ministro negou o pedido de prisão domiciliar; foi a crônica da morte anunciada”

 ??  ??
 ?? Laycer Tomaz - Câmara dos Deputados ?? Agropecuar­ista, Meurer foi prefeito de Francisco Beltrão entre 1989 e 1993; teve cinco mandatos na Câmara dos Deputados
Laycer Tomaz - Câmara dos Deputados Agropecuar­ista, Meurer foi prefeito de Francisco Beltrão entre 1989 e 1993; teve cinco mandatos na Câmara dos Deputados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil