Folha de Londrina

Provas do Pisa de 2021 e 2024 são adiadas

- Paulo Saldaña

Brasília

- A pandemia de Covid-19 provocou o adiamento das próximas edições do Pisa, a avaliação internacio­nal da educação básica realizada pela OCDE (Organizaçã­o para a Cooperação e Desenvolvi­mento Econômico). A cada três anos, o Pisa testa estudantes entre 15 e 16 anos de mais de 70 países e território­s. A próxima edição ocorreria em 2021 e foi remarcada para 2022. A edição seguinte, prevista para 2024, só ocorrerá em 2025.

“Os países-membros e associados da OCDE decidiram adiar a avaliação do Pisa 2021 para 2022 e a avaliação do Pisa 2024 para 2025”, diz nota da organizaçã­o, que indica o reflexo das “dificuldad­es pós-Covid” como motivo da decisão.

A próxima edição do Pisa vai coincidir com o último ano do mandato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na semana passada, Bolsonaro nomeou o pastor Milton Ribeiro como ministro da Educação – ele é o quarto a ocupar o cargo em pouco mais de um ano e meio de governo.

A prova avalia conhecimen­tos em matemática, leitura e ciências. Na última edição, o Brasil ocupou a 42ª posição em leitura, a 58ª em matemática e a 53ª em ciências no ranking da avaliação. As provas foram realizadas em 2018 e os resultados, divulgados no ano passado.

O Brasil não é membro da OCDE, que reúne países desenvolvi­dos, e participa da avaliação como convidado.

Com exceção do ranking de ciências, em que o Brasil aparece empatado com Argentina e Peru, o País está ligeiramen­te à frente da Argentina em matemática e de Argentina, Colômbia e Peru em leitura. O País não ficou, portanto, em último no continente, como o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou em algumas oportunida­des.

A cada edição, uma das áreas tem maior foco. Em 2022, o exame se concentrar­á em matemática, com um teste adicional de letramento financeiro e um teste inédito de pensamento criativo.

Em 2022, o exame se concentrar­á em matemática, com um teste adicional de letramento financeiro

Brasília

- O resultado do Sistema de Seleção Unificada do segundo semestre de 2020 já está disponível no site oficial do Sisu. Para fazer consulta, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha. O período para matrícula da chamada regular será de 16 a 21 de julho. O resultado foi divulgado na manhã desta terça-feira (14), pelo MEC (Ministério da Educação).

Ao todo, mais de 814 mil inscrições foram feitas. Segundo o MEC, mais da metade desses estudantes – 424.991 mil – disputam 51.924 vagas ofertadas em 57 instituiçõ­es públicas de educação superior do País.

Pela primeira vez, o Sisu oferece vagas na modalidade EaD (ensino a distância). Além de ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2019, os candidatos não podem ter zerado a redação. Quem fez o exame na condição de treineiro não pode participar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil