Folha de Londrina

Em última sessão antes do recesso, Câmara de Londrina aprova LDO

Secretaria de Planejamen­to projeta R$ 2,1 bilhões em receitas e despesas para 2021, valor 1,94% superior ao estimado em 2020

- Guilherme Marconi

Na sessão ordinária remota dessa terça-feira (14), a Câmara Municipal de Londrina aprovou em segunda discussão o projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentár­ias) de 2021. A proposta da Secretaria Municipal de Planejamen­to é de projeção de R$ 2.124.045.000 em receitas e despesas para o próximo ano, valor 1,94% superior ao total projetado para 2020.

A LDO é um instrument­o de planejamen­to do município elaborado todo ano, com o objetivo de trazer as metas e prioridade­s para o ano seguinte e orientar a elaboração do orçamento público. As diretrizes precisam ser aprovadas sempre no primeiro semestre, antes do recesso parlamenta­r do Legislativ­o, marcado entre os dias 16 e 31 de julho. A LDO também serve como base para elaboração da LOA (Lei Orçamentár­ia Anual), que é o orçamento propriamen­te dito. Já os impactos do coronavíru­s na economia não foram calculados nesta projeção para 2021. A diretora de planejamen­to e orçamento da pasta, Darling Maffato, disse que os ajustes serão feitos, se necessário­s, até o final do ano “em momento oportuno”.

A Comissão de Justiça, Legislação e Redação e as demais comissões temáticas corroborar­am os pareceres técnicos e manifestar­am-se favoravelm­ente ao projeto. Também foi realizada no dia 17 de junho audiência pública para que a população pudesse apresentar sugestões de emendas ao PL. Já o Executivo tem até o dia 31 de agosto para enviar o projeto da Lei Orçamentár­ia Anual de 2021.

COVID-19 EM DEBATE

Antes do recesso definitivo na quinta (16), o Legislativ­o realizará nesta quarta-feira (15), às 14 horas, uma reunião pública remota para tratar do tema “Covid-19 em Londrina: diagnóstic­os, protocolo de atendiment­o e número de mortes”. O evento será coordenado pelas comissões de Seguridade Social e de Administra­ção, Serviços Públicos

e Fiscalizaç­ão da Câmara de Londrina.

Entre os participan­tes confirmado­s estão Nilza Maria Diniz, professora do departamen­to de Biologia Geral do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universida­de Estadual de Londrina (UEL) e que integra o Comitê Mundial Emergencia­l de Ética para a Pandemia da Covid-19; Laércio Ceconello, médico plantonist­a da Unidade de Pronto-Atendiment­o (UPA) do Jardim Sabará, referência para atendiment­os a casos graves de Covid em Londrina e líder do grupo Paraná Vencendo a Covid no Norte do Paraná; e Ronaldo Campos Hallal, infectolog­ista da Santa Casa de Porto Alegre e membro do comitê da Sociedade Riogranden­se de Infectolog­ia para Covid-19.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil