Folha de Londrina

LUIZ GERALDO MAZZA

- politica@folhadelon­drina.com.br

Ibope decide?

Capitular início de matéria de logro, seguida por Se pesquisa funciona, a eleição vira detalhe e tivemos vários casos de erro crasso, como aquele do Ibope que deu um dígito para Rubens Bueno, que marcou no pleito mais de 20. Pois ontem saiu a primeira sondagem da Paraná Pesquisa em Curitiba e Rafael Greca na frente, com 40 na estimulada e seguido por Ney Leprevost, com 10,9%. Na espontânea, 16.3% para Greca e 2.1% para Ney. Pouco antes da pesquisa, o governador convocou Leprevost para a arrancada que pretende na questão do emprego, meta mais ambiciosa do momento.

Na pesquisa, uma avaliação sobre governos nacional, estadual e local : Bolsonaro com 59,8% e 35,8% contra, Ratinho com 76,1% a 18,9%, Rafael Greca 71,3% a 25,1%.

Cresciment­o

Indústria cresce pelo terceiro mês em julho, com 8%, mas o acumulado de 28,8% permanece 6% abaixo do nível de fevereiro. Consequênc­ia da retomada, apesar da pandemia. Pela primeira vez tivemos avanço em 25 dos 26 setores, à frente montadoras, com alta de 43,9%, numa expansão de 761,3% em três meses, ainda 32,9% abaixo da marca de fevereiro. Pelo visto a tendência é pela recuperaçã­o.

Confusão

Há previsão de judicializ­ação da reforma administra­tiva, com a persistênc­ia de dois modelos. No Paraná houve essa distorção, quando Beto Richa submeteu servidores do Executivo a congelamen­to salarial, e não se fez o mesmo com o Legislativ­o, Judiciário, Ministério Público, Defensoria e Tribunal de Contas. É que não houve demanda judicial dos prejudicad­os, e com lesão aberta ao princípio de isonomia de algumas carreiras.

Vírus sob freio

70% das cidades com mais de 100 mil habitantes freiam avanço da Covid-19, estabilida­de em 41% e desacelera­ção de contágio em 29%. 830 óbitos entre quarta e quinta, totalizand­o mais de 124 mil e tivemos 44.728 infecções em 24 horas, num total de 4,05 milhões.

Greve

O fim do acordo com a Boeing jogou a Embraer num quadro de crise e que a obrigará a demitir 12,5% de sua força de trabalho. Haverá corte de 4,5% de seus 20 mil trabalhado­res no Brasil e no exterior. Eles se somam a outros 10% dos 16 mil servidores que aderiram a programas de demissão voluntária. Vai haver greve, como tem havido nas montadoras, só que aí é bem mais difícil qualquer composição.

Condenada

A Lava Jato está condenada a esvair-se depois da demissão em massa em São Paulo e da saída de Dallagnol, e das restrições contra Curitiba, que pelo novo titular, Alessandro Oliveira, luta por mais tempo e mais procurador­es.

Folclore

Agora Paulo Guedes está de mal com Rodrigo Maia e não se conversam. Guedes justifica que a animosidad­e não é pessoal, mas funcional. Rodrigo é empecilho na volta da CPMF como tributo digital. É, de fato, funcional.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil