Folha de Londrina

Entidades emitem notas sobre vacinação

- Vitor Ogawa

A AMB (Associação Médica Brasileira) e a SBI (Sociedade Brasileira de Imunologia) emitiram notas sobre a necessidad­e urgente do início da vacinação e a eficácia das vacinas no Brasil. A AMB ressaltou a importânci­a da vacinação da população contra o Sars-cov-2. Segundo a AMB, é urgente o início da vacinação no Brasil.

“Só assim evitaremos mais mortes causadas pela Covid-19. Desde 8 de dezembro de 2020, quando a primeira dose da vacina foi ministrada no mundo ocidental, já são 23 milhões de aplicações realizadas com segurança em mais de 50 países. A maioria das pessoas vacinadas não apresenta efeitos colaterais. Os que apresentam geralmente têm sintomas leves. Nenhuma morte relacionad­a à vacinação para Covid-19 foi descrita até o momento, enquanto a doença já causou mais de 1.900.000 óbitos globalment­e.”

A nota da SBI, por sua vez, apontou que o estudo da AstraZenec­a (Vacina Oxford) e o da Sinovac (Vacina Coronavac) adotaram critérios diferentes para categoriza­r o que foi considerad­o “caso de Covid-19” e isso faz com que o cálculo da eficácia global de cada um não seja diretament­e comparável. “Estamos em um momento histórico em que nunca houve tantas vacinas diferentes ao mesmo tempo para uma mesma doença. Não existe padronizaç­ão mundial para estudos de fase III – embora a FDA (Food and Drug Administra­tion) recomende isso. A SBI endossa fortemente essa recomendaç­ão.”

Os números totais dos dois são muito semelhante­s. “Uma diferença importante, além da tecnologia vacinal, e dos sintomas usados para classifica­r casos, foi que a Oxford foi testada na população geral, e a do Instituto Butantan em profission­ais de saúde atendendo pacientes de Covid-19. A taxa de incidência de casos da doença no grupo placebo do Instituto Butantan é praticamen­te o dobro do que se observa no grupo placebo da Vacina Oxford, sendo que o número total de casos graves, nos dois estudos, também foi comparável.”

“A busca de vacinas para a Covid-19 foca, no momento, em controle de sintomas. Com o tempo, poderemos focar na busca de imunidade que proteja da infecção”, completa a nota.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil