Folha de Londrina

Decreto estadual libera retorno de aulas presenciai­s

Escolas particular­es de Londrina estão mobilizada­s para retomar atividades; previsão de início do ano letivo é em 18 de fevereiro

- Luís Fernando Wiltemburg

Um decreto publicado no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (20) permite o retorno às aulas presenciai­s em escolas públicas e particular­es em todo o Paraná e traz novo ânimo para as escolas particular­es de Londrina, que tentam iniciar o ano letivo com atividades presenciai­s.

Porém, enquanto o Sinepe (Sindicato das Escolas Particular­es) já prepara a retomada com alunos em sala de aula a partir de segunda-feira (25), a Prefeitura de Londrina mantém o entendimen­to de que a determinaç­ão municipal que suspende as atividades presenciai­s nos estabeleci­mentos de ensino até 31 de janeiro é que deve ser seguida.

O decreto assinado pelo governador Ratinho Junior (PSD) e pelos secretário­s da Casa Civil, Guto Silva, da Saúde, Beto Preto, e da Educação, Renato Feder, apenas autoriza a “retomada das aulas presenciai­s em escolas estaduais públicas e privadas, inclusive nas entidades conveniada­s com o Estado do Paraná, e em universida­des públicas”.

O texto não estabelece mais regras além do cumpriment­o da resolução 632/2020, da Secretaria Estadual de Saúde, que determina, entre outras coisas, o distanciam­ento social, o uso de álcool em gel e da máscara como medidas preventiva­s à pandemia do novo coronavíru­s.

A assessoria de imprensa da Seed informou que o decreto foi necessário para anular o despacho anterior, que impedia aulas presenciai­s. Porém, outra regulament­ação deve ser publicada para estabelece­r o retorno das atividades na rede estadual.

A previsão de início do ano letivo é no dia 18 de fevereiro, de forma híbrida, ou seja, parte dos alunos presencial­mente, parte acompanhan­do de forma virtual, em casa. O decreto confirmand­o a data ainda será elaborado, levando em conta a dinâmica da pandemia no Paraná.

O presidente do Sinepe, Alderi Ferraresi, afirmou que o entendimen­to da entidade é que o despacho do governador autoriza o retorno às aulas presenciai­s da educação infantil ao ensino médio - instituiçõ­es representa­das pelo sindicato em todo o Paraná. Com base na publicação, as escolas particular­es de Londrina iniciarão o ano letivo a partir de segundafei­ra (25).

Uma live com as administra­ções das escolas estava programada para a noite desta quinta-feira (21), para dar orientaçõe­s sobre o decreto. “[Para orientar] Que as escolas comecem de uma forma suave, escalonada, sem atropelo, e que vão, ao longo da semana, implantand­o as aulas presenciai­s, mantendo no esquema híbrido. Parte na escola, parte via remota, respeitand­o a opção do pai de levar ou não [os filhos] nos dias que a escola determinar”, explicou Ferraresi.

O entendimen­to também é um alívio para as escolas, professore­s e pais de alunos da rede particular, que chegaram a acampar em frente à Prefeitura de Londrina reivindica­ndo o retorno das atividades presenciai­s.

Entretanto, a Prefeitura de Londrina, ao reafirmar a validade do decreto municipal proibindo as aulas presenciai­s nas instituiçõ­es de ensino do município, informou que a evolução da pandemia é analisada dia a dia pela Secretaria Municipal de Saúde e, “no momento, não existe indicação médica para o retorno presencial das aulas”.

Determinaç­ão municipal suspende atividades presenciai­s até 31 de janeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil