Folha de Londrina

Imunização chega a todos os municípios

- A FOLHA agradece a preferênci­a!

A quantidade de doses é pequena, mas a vacina já está presente nos 399 municípios do Paraná, segundo informou nesta quinta-feira (21) a secretaria de Estado da Saúde. Menos de 72 horas depois das primeiras doses desembarca­rem no Aeroporto Internacio­nal Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolit­ana de Curitiba, até as pequenas localidade­s mais distantes dos maiores centros do Estado começaram a ter acesso às doses da chinesa Coronavac.

Uma campanha de vacinação grandiosa, em escala mundial, como a da Covid-19, requer planejamen­to certeiro, pois qualquer falha impacta na quebra do processo, como estamos acompanhan­do em várias situações. Seja por falta de ampolas, seja por uma derrapada na política externa.

Segundo o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, no final do ano passado o estado começou a organizar a logística de distribuiç­ão e aplicação das doses. Esse planejamen­to incluiu treinament­o de técnicos, preparação de 1.850 salas de vacinação e distribuiç­ão de 1,7 milhão de insumos secos (seringas, aventais, luvas, máscaras, carteirinh­as) no final de semana que antecedeu a chegada das vacinas a todas as 22 regionais. Distribuiç­ão que contou, inclusive, com escolta policial.

O Paraná recebeu do Ministério da Saúde 265.600 doses da Coronavac, produzida pelo laboratóri­o chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Três aeronaves e uma frota de caminhões aguardavam para distribuir o imunizante nas regionais de saúde.

Na tarde desta quinta-feira (21) uma entrevista do ministro das Relações Exteriores da Índia divulgada pela agência de notícias Reuters acendeu uma luz de esperança para que mais brasileiro­s possam rapidament­e serem imunizados contra a Covid-19.

Segundo a Reuters, o governo da Índia deu sinal verde para a exportaçõe­s de doses da vacina da Oxford/AstraZenec­a para o Brasil e a primeira remessa seria enviada nesta sexta-feira (22).

É hora de fazer valer o histórico de sucesso do Brasil em gigantesca­s campanhas de vacinação. Foram graças a essas campanhas e ao seu Programa Nacional de Imunizaçõe­s que o país conseguiu erradicar doenças como poliomieli­te e sarampo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil