Folha de Londrina

Molho: qual o seu preferido?

- Por Fábio Luporini

Muito além dos clássicos molhos de tomate ou branco, à base de leite, a culinária tem uma série de condimento­s que se misturam a carnes, massas, peixes e saladas. São tantos que nem sei se já provei todos. Aliás, tenho certeza de que não. Alguns, formam a base de determinad­a gastronomi­a enquanto outros são diferentes e diversos, especiais para algum prato ou receita. Aqui, vale o que a criativida­de mandar, o que a vontade pedir e o que o gosto gostar!

Um dos meus preferidos é o molho pesto. Já falei sobre ele por aqui. Faço e refaço com o manjericão da minha horta e uso, principalm­ente, para acompanhar um salmão grelhado. Aprendi com o amigo e chef Marcelo Camargo, do Restaurant­e Brasiliano, inclusive gravando o programa Multi Chef, no início do projeto, em dezembro de 2019. Entretanto, um dos melhores e mais gostosos que já provei foi do meu afilhado João Pedro Fabrini, que cozinhou para mim e sua família quando tinha 12 anos. Inesquecív­el.

Agora, quero mesmo aprender a fazer o molho de gorgonzola. Esse é um dos meus queijos favoritos e o que eu mais utilizo como base dos risotos que faço. Embora

tenha um sabor marcante, diluído no arroz fica quase imperceptí­vel. E harmoniza muito bem com um presunto parma (ou copa) e alcaparras. Colocar tiras de filé mingon também ajuda a incrementa­r o prato. Mas, voltando ao foco: gravamos ao menos dois programas que me ensinaram a preparar um molho gorgonzola.

O primeiro foi com Tiago Fuganti, que levou o molho ao filé mignon para acompanhar um arroz de couve-flor. E o outro foi o Thiago Vieira, recentemen­te, que jogou tudo no nhoque artesanal que fez. Não preciso dizer que ambos os pratos ficaram deliciosos, né? Mas, esse ainda não testei aqui em casa. E estou querendo, justamente, variar o acompanham­ento do salmão. Será que vai ficar bom?

Agora, na gastronomi­a mundial a variedade é grande: de mel, de mostarda, rsoé, tártaro, bechamel, bolonhesa, barbecue, de iogurte, alho e óleo, com champignon, madeira, de vinho, molho inglês, tahini, de requeijão, de cebola, Alfredo, carbonara, de tomate, de pimentão, de ervilha, chimichurr­i, de hortelã, de laranja, de goiabada, de limão, de frutas vermelhas, de cogumelos, de cheirinho verdade e tantos outros que se vê por aí. Na alta gastronomi­a, então, são muitos. Afinal, qual é o seu preferido? Qual o que você mais faz ou melhor sabe fazer? Escolha um, dois o três, aventure-se na cozinha, abra um bom vinho (ou uma cervejinha, um gin ou whisky) e seja feliz!

Fábio Luporini é jornalista. Escreve na edição de sexta-feira.

 ?? Pixabay ??
Pixabay

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil