Folha de Londrina

Campeão e rebaixados do Brasileiro podem ser definidos na próxima rodada

Inter, Flamengo e São Paulo brigam pelo título, enquanto Vasco e Goiás estão próximos do rebaixamen­to para a Série B

- Lucio Flávio Cruz (Com Folhapress)

Uma das edições mais equilibrad­as da era dos pontos corridos, o Campeonato Brasileiro ainda promete muitas emoções nas duas últimas rodadas. A briga deve ser intensa na disputa pelo título, por vaga na Libertador­es e na fuga do rebaixamen­to.

Na parte de cima, Internacio­nal e Flamengo fazem uma final antecipada no domingo (21), no Maracanã. Matematica­mente, o São Paulo ainda tem chances de ser campeão após ter vencido o Grêmio de virada por 2 a 1, em Porto Alegre.

De acordo com o site Chance de Gol, o Colorado tem 68% de probabilid­ade de ficar com o título nacional, o que não acontece desde 1979. As chances do Flamengo são de 31%. O Tricolor aparece com 0,3%.

Com 69 pontos, um a mais do que o rubro-negro, o Inter fica com o título se ganhar o confronto direto no Rio de Janeiro. Em caso de vitória rubro-negra, o Flamengo assumiria a liderança e dependeria apenas dele na última rodada, quando encara o São Paulo, no Morumbi.

Para se manter vivo na briga pelo título, o São Paulo precisa vencer os três jogos que ainda lhe faltam - tem uma partida a mais a fazer, o clássico contra o Palmeiras, adiado da 34ª rodada -, torcer por um empate entre Flamengo e Inter e ainda torcer por derrota do Colorado na última rodada para o Corinthian­s, no Beira-Rio.

O São Paulo espera ainda esta semana a chegada do técnico Hernán Crespo, que assinou contrato de dois anos com o Tricolor na última sexta-feira (12). Cláusulas de confidenci­alidade impedem que o clube e o treinador divulguem detalhes do acordo, como valores da multa rescisória e do câmbio fixo do dólar, moeda utilizada na confecção do contrato. As cláusulas de confidenci­alidade do vínculo são severas para as duas partes.

Hernán Crespo e comissão técnica, que contará com outros cinco integrante­s, receberão cerca de R$ 1 milhão, o dobro do que custava a equipe de Fernando Diniz. Até o fim do Brasileiro o Tricolor será dirigido pelo auxiliar Marcos Vizolli.

LIBERTADOR­ES

Os cinco primeiros colocados neste momento do Brasileiro já se garantiram na Libertador­es da América 2021: Internacio­nal, Flamengo, Atlético Mineiro, São Paulo e Fluminense.

O Palmeiras, sexto colocado, também já está, pois é o atual campeão da competição. Com isso, abre-se uma vaga para o sétimo colocado, que hoje é ocupada pelo Grêmio. Como o Tricolor gaúcho está na final da Copa do Brasil com o Palmeiras, o oitavo colocado do Brasileirã­o deve herdar a última vaga na pré-Libertador­es.

E esta disputa também está muito acirrada. Seis equipes ainda têm chances matemática­s de terminar em oitavo. O classifica­do hoje seria o Athletico, que tem 50 pontos e é seguido por Santos (50), Corinthian­s (49), Red Bull Bragantino (48), Ceará (46) e Atlético Goianiense (46).

Corinthian­s e Santos têm um jogo a menos, que será justamente o clássico entre eles na quarta-feira (17), na Vila Belmiro. Red Bull e Ceará entrariam em campo ontem à noite no fechamento da 36ª rodada.

Seis equipes ainda têm chances matemática­s de garantir a oitava vaga brasileira na Libertador­es

Z4

O Chance de Gol calcula que o Vasco tem 72% de probabilid­ade e o Goiás, 85%, de serem rebaixados e de se juntarem a Botafogo e Coritiba, que já caíram. Ainda com risco de queda, aparecem Bahia, com 40% de chance, Fortaleza, 2,4%, e Sport 0,3%.

 ?? Marcelo Oliveira/Futura Press/Folhapress ?? Luciano marcou o gol da vitória do São Paulo sobre o Grêmio no domingo (14); Tricolor ainda tem chances matemática­s de título
Marcelo Oliveira/Futura Press/Folhapress Luciano marcou o gol da vitória do São Paulo sobre o Grêmio no domingo (14); Tricolor ainda tem chances matemática­s de título

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil