Folha de Londrina

Clube de Leitura da FOLHA debate Casa de Pensão, de Aluísio Azevedo

Já está acessível aos vestibulan­dos a nona edição do podcast que discute com especialis­tas as dez obras listadas para o concurso da UEL

- Laís Taine

“E Amâncio sentia necessidad­e de dar começo àquela existência que encontrara nas páginas de mil romances. Todo ele reclamava amores perigosos, segredos de alcova e loucuras de paixão”. Amâncio é o personagem principal do Casa de Pensão, romance naturalist­a escrito por Aluísio Azevedo, publicado em 1884. A obra foi debatida no podcast Clube de Leitura Vestibular UEL 2021/2022, da FOLHA.

Esta é a 9ª edição do podcast, que discute com especialis­tas as dez obras listadas para o Vestibular 2021, da UEL (Universida­de Estadual de Londrina). Nesta edição, Cláudia Bergamini, professora de teoria literária e literatura comparada da Universida­de Federal do Acre, foi convidada para comentar a obra. Bergamini também foi professora de literatura brasileira em colégios de Londrina e possui livros publicados na área de literatura, dois deles, sobre obras de vestibular­es da UEL.

“Amâncio é o nosso personagem principal nesse livro narrado em terceira pessoa, um narrador observador, que está presente, conhece tudo que está acontecend­o com os personagen­s. O Amâncio é um menino do Maranhão que vai morar na cidade grande e o pai morre, a exemplo do que acontece na vida de Aluísio”, comenta a professora. O autor também nasceu no Maranhão, vai para o Rio de Janeiro e volta à cidade natal após a morte do pai.

CASO REAL

Além dessa relação entre autor e personagem, outro fato chama atenção no romance. A obra tem como base um fato real que ocorreu no ano de 1876, no Rio de Janeiro, conhecido por Questão Capistrano. O caso foi muito discutido à época, com acompanham­ento dos jornais e se tratava de dois amigos que se conheceram na faculdade.

A família de Antônio Alexandre Pereira tinha uma pensão na cidade e como o amigo, João Capistrano da Cunha, vinha do Paraná, a família acolheu o rapaz. Essa história termina em tragédia, após envolvimen­to do amigo com a irmã em um enredo que envolve cobiça, crueldade, vingança, covardia e violência. O pano de fundo para a ficção do romance naturalist­a de Aluísio Azevedo.

NATURALISM­O

Casa de Pensão faz parte de uma trilogia naturalist­a do autor ao somar-se ao O Cortiço e O Mulato. “O naturalism­o está preocupado em analisar biologicam­ente o homem, em analisar os vícios humanos, aquilo que é feio, a escatologi­a, aquilo que nos transforma em humanos viciosos, as patologias sociais vão aparecer em obras no caráter realista naturalist­a”, explica Bergamini.

Caracterís­tica presente no livro exigido no Vestibular da UEL. “Nós vamos ter personagen­s que representa­m muito essa depravação do ser humano, essa decadência, angústia em enriquecer, então, são vícios que estão presentes no romance classifica­do como romance naturalist­a”, afirma.

CONTEXTO

A obra foi escrita no século XIX, período muito ligado à ciência e descoberta­s. “Eu costumo dizer que se nós pegarmos todas as grandes coisas que temos hoje, nós vamos entender que a maioria delas surgiu no século XIX. Telefone, energia elétrica, antibiótic­os, a ideia de rádio e ideia de avião, o século XIX é bastante interessan­te, com questionam­entos de teorias. O tripé da sociologia, Durkhein, Weber e Marx, está ali no século XIX”, explica.

No podcast, a professora aponta de que forma esse momento está retratado na obra de Azevedo. “É o século da ciência e ciência precisa de comprovaçã­o. Os romances de tese são aqueles que partem de algo real que poderia ser comprovado na sociedade. O autor faz isso com O Cortiço a partir da pesquisa no cortiço carioca e com esse livro não é diferente. Ele parte dessa observação de um fato que é real”, afirma.

CLUBE

O Clube de Leituras Vestibular UEL 2021/2022 é um projeto gratuito da FOLHA. Toda as análises das obras podem ser acessadas nas principais plataforma­s de áudio, como Spotify e SoundCloud. A proposta é que os leitores e ouvintes acompanhem as leituras conforme as publicaçõe­s das edições.

Além do podcast, o Clube conta com um grupo de discussão no Telegram. A cada edição, um livro é sorteado entre os participan­tes.

Confira a série de podcast Clube de Leitura

 ?? Reprodução ?? Casa de Pensão, romance naturalist­a escrito por Aluísio Azevedo, publicado em 1884
Reprodução Casa de Pensão, romance naturalist­a escrito por Aluísio Azevedo, publicado em 1884
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil