Folha de Londrina

Hotéis estão com 40% de vagas ocupadas para o vestibular da UEL

- Reportagem Local

Faltando menos de um mês para o vestibular da UEL (Universida­de Estadual de Londrina), 40% dos leitos dos hotéis estão reservados para a data, conforme informou o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares de Londrina, Alzir Bochi à assessoria de imprensa da UEL. Ele acredita que nas próximas semanas a taxa de ocupação pode chegar a 55% do total. Londrina tem hoje 58 hotéis que oferecem 8,5 mil leitos.

Devido à pandemia da Covid-19, o Vestibular da UEL será realizado em fase única, no dia 14 de março de 2021. Estão inscritas 27.432 pessoas. A instituiçã­o oferece 2.564 vagas em 52 cursos de graduação e outras 581 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizand­o 3.145 vagas.

De acordo com a professora Sandra Garcia, da Coordenado­ria de Processos Seletivos (COPS), a prova já está concluída e foi preparada por uma equipe de 25 professore­s de UEL, de todas as disciplina­s e adequada ao conteúdo do Ensino Médio. Ela explica que, apesar de ser um modelo excepciona­l, aplicado em fase única, a alteração não deverá ser sentida pelo vestibulan­do.

A prova permanece temática e interdisci­plinar. Serão 36 questões de Conhecimen­tos Gerais; 10 de Língua Portuguesa e Literatura e quatro de Língua Estrangeir­a (Inglês, Espanhol ou Francês). A coordenado­ra da COPS explica que cada questão de Conhecimen­tos tem o valor de 1,5. O candidato tem que obter no mínimo 26% da pontuação do total de questões e não zerar em nenhuma das partes da prova de Conhecimen­tos. As informaçõe­s são da assessoria de imprensa da UEL.

REDAÇÃO

A prova de redação, segundo consta no Manual do Candidato, disponível no portal da Cops, deverá ter um só tema. O vestibulan­do deverá produzir texto dissertati­vo e argumentat­ivo a partir de conteúdos verbais e não verbais. De acordo com a professora Sandra, o número máximo e mínimo de linhas será apresentad­o no enunciado da prova, no dia.

Ela explica que os avaliadore­s consideram o conhecimen­to de Língua Portuguesa, leitura, originalid­ade, ordem sintática, atenção ao modo solicitado, ortografia, pontuação, normas gerais da Língua e vocabulári­o. “A revista Diálogos Pedagógico­s, que está no portal da Cops, apresenta vários modelos de provas de redação comentados. O candidato poderá entender o que se espera de um bom texto”, complement­a.

O ensalament­o está em fase final de conclusão. A professora adianta que deverão ser utilizados mais de 70 locais de provas – Centros de Estudos da UEL, no Campus, Universida­des, Faculdades e escolas públicas e privadas de Londrina. Tudo está sendo preparado para evitar aglomeraçã­o de candidatos e das equipes responsáve­is pela aplicação, fiscalizaç­ão e logística da prova. O resultado final do Vestibular 2021 sai em 30 de abril de 2021, quando será divulgada a lista dos aprovados em 1ª convocação no portal da COPS.

Moradores da Rua dos Pintores, no conjunto Chefe Newton, zona norte de Londrina, estão cansados de serem furtados e roubados no bairro. Eles alegam que um dos principais focos da inseguranç­a está na unidade do Conselho Tutelar, que fica na mesma via. Durante o dia, o órgão funciona em horário comercial, mas fecha no período noturno. De acordo com a população, os bandidos aproveitam que o muro é baixo e se escondem no imóvel para praticar os crimes.

“Meus vizinhos já foram assaltados porque não há segurança. Acontece quando esperamos o ônibus no ponto, quando estamos voltando para casa e várias outras situações. Não temos sossego. Minha filha chega da faculdade à noite e eu preciso esperar em outra rua pra ninguém meter a arma e levar tudo da gente. Fica complicado ainda mais porque não tem vigilância no Conselho Tutelar, só a Guarda Municipal que passa de vez em quando”, explicou a portavoz dos moradores, Vera Regina Benatto, que reside no

A prova permanece temática e interdisci­plinar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil